Topo

Renault diz estudar possível fechamento de fábricas

Jonathan Gould

Da Reuters, em Frankfurt (Alemanha)

30/09/2012 12h55

A Renault está considerando o fechamento completo de fábricas por causa da má situação do mercado automotivo europeu, afirmou o presidente operacional da montadora, Carlos Tavares, ao jornal alemão Automobilwoche.

"Estamos falando com os sindicatos e explicando a eles quão grande são as lacunas em nossa competitividade", afirmou o executivo. "Temos um problema de competitividade na Europa ocidental e na França", acrescentou.

O prolongado declínio do mercado automotivo europeu está fazendo até mesmo que montadoras mais confiantes, como a Volkswagen, sintam-se vulneráveis. "Estamos esperando por mais notícias negativas em 2013, talvez também em 2014", disse Christian Klingler, chefe de vendas da VW, na semana passada.

Tavares indicou que a cooperação da Renault com a Nissan deu à montadora bons níveis de produtividade nas fábricas da Nissan de Sunderland, Reino Unido, e Barcelona, na Espanha.

"Essas fábricas são realmente de ponta", disse o executivo, acrescentando que há conversas sobre se a Nissan pode tornar a capacidade de produção disponível para a Renault. "É uma possibilidade".