Topo

Honda planeja quase dobrar vendas de carros em 4 anos

Luke MacGregor/Reuters
Imagem: Luke MacGregor/Reuters

Da Reuters, em Tóquio (Japão)

21/09/2012 09h08

A Honda tem como meta quase dobrar suas vendas de automóveis no mundo, para pelo menos 6 milhões unidades, em quatro anos. Quem revelou este plano foi o presidente-executivo da montadora, Takanobu Ito, nesta sexta-feira (21). A marca quer se expandir nos mercados emergentes.

A linha Fit e o compacto Brio estarão no centro das ofertas de produtos da Honda. Os veículos ajudarão a fabricante a cumprir as agressivas metas de vendas, segundo Ito.

"Este é um número bem grande para nós e houve discussões sobre se deveríamos torná-lo público. Mas se não tivermos uma meta e trabalharmos para saber como poderemos alcançá-la, nossos negócios não serão específicos", afirmou o presidente."Os negócios com automóveis dependem da linha Fit e estou confiante de que é um produto imprescindível em qualquer região do mundo", acrescentou.

A Honda planeja vender 3 milhões de carros por ano no Japão, Estados Unidos, Europa e outros mercados desenvolvidos, ante 2 milhões no ano que terminou em março. Em mercados emergentes, a montadora quer dobrar as vendas para 3 milhões de unidades, incluindo Índia, China e Brasil -- o que faz surgir a especulação de que o Brio também será vendido por aqui.

A estratégia da montadora surge em um momento em que as rivais japonesas Toyota e Nissan estão também se expandindo em mercados emergentes, incluindo o nosso país. A Toyota lançou seu primeiro compacto no Brasil recentemente, o Etios, e a Nissan está construindo fábrica no Rio de Janeiro para nacionalizar March e Versa, hoje importados do México.

A nova linha do Fit chegará às concessionárias do Japão em 2013 e se espalhará pelo mundo nos dois anos seguintes. O Brio foi lançado na Tailândia e Índia no ano passado e também não deve demorar a chegar.

MOTOS
Além disso, Ito afirmou que a Honda quer vender 25 milhões ou mais de motocicletas no mundo até março de 2017 ante 15 milhões de unidades vendidas pela montadora no ano encerrado em março deste ano. Uma superesportiva com motor V4 já foi cogitada.

Com Redação de UOL Carros