Topo

Vendas de automóveis nos EUA têm melhor agosto em 5 anos

Bernie Woodall<br>Deepa Seetharaman

Da Reuters, em Detroit (EUA)

04/09/2012 19h21

Fabricantes de automóveis registraram seu melhor agosto desde antes da recessão de 2007-2009, com as vendas mensais de crescendo 20% frente a um ano atrás, à medida que consumidores com veículos antigos demonstraram maior confiança em comprar sob condições de crédito mais flexíveis.

As vendas das japonesas Toyota e Honda, principalmente, cresceram fortemente, enquanto as empresas continuam no processo de recuperação após o terremoto e o tsunami do ano passado.

As três montadoras de Detroit tiveram aumento maior em suas vendas em agosto do que projetavam analistas.

As vendas totais no mês foram de 1.285.202 veículos, de acordo com a Autodata Corp, o maior cenário de vendas mensais para qualquer agosto desde 2007, quando foram vendidos 1,47 milhão de automóveis nos Estados Unidos.

"O motivo para essa melhora é que consumidores estão demonstrando mais confiança para fazer grandes compras", disse o analista do mercado automobilístcio Jesse Toprak, do TrueCar.com.

Ele também disse que os novos modelos de Detroit e de montadoras estrangeiras deram a consumidores "a melhor seleção de todos os tempos".

O ritmo de vendas de veículos no mês passado foi o mais recente sinal que sugere que os gastos de consumidores teve resultados melhores no início do terceiro trimestre após fraqueza no consumo conter o crescimento econômico para um ritmo anual de 1,7% de abril a junho.

"O menor gasto de consumidores no segundo trimestre se relacionava apenas à desaceleração na venda de carros. Então, a recuperação nas vendas de veículos remove essa fraqueza e é um bom sinal para os gastos de consumidores no verão", disse o economista chefe do UniCredit Research, Harm Bandholz.