Topo

Funcionários devem votar para decidir se processam Peugeot

Gilles Guillaume<br>Laurence Frost

Da Reuters, em Paris (França)

04/09/2012 11h21

Trabalhadores franceses voltaram nesta terça-feira para a fábrica da PSA Peugeot Citroen que será fechada em Aulnay-sous-Bois, enquanto sindicatos organizam uma votação para a semana que vem sobre uma possível ação coletiva.

A Peugeot, que está cortando mais de 10 mil empregos na França enquanto se esforça para conter as perdas de montagem, disse que o trabalho foi retomado "sem incidentes" na fábrica ao norte de Paris, com o retorno dos funcionários após a pausa de verão.

A reação da força de trabalho da Peugeot aos planos da montadora de fechar a fábrica de Aulnay, diminuir outra e eliminar milhares de postos de trabalho em toda a França será observada de perto pela indústria automobilística europeia, que luta contra o excesso de capacidade.

Os trabalhadores de Aulnay realizarão uma assembleia geral em 11 de setembro para decidir sobre uma possível ação em resposta ao anúncio do fechamento feito em 12 de julho, disse o representante do sindicato CGT, Jean-Pierre Mercier.

"É sempre difícil organizar uma ação no primeiro dia de volta", disse Mercier. "Você tem que esperar que a equipe esteja de volta aos seus lugares".

O esquerdista CGT, maior sindicato industrial francês e o mais poderoso da Peugeot, apelou por protestos no salão do automóvel de Paris, o maior evento da indústria automobilística do ano, que será aberto ainda neste mês.

A unidade de Aulnay, que emprega cerca de 3 mil pessoas, está prevista para fechar em 2014. Metade do quadro de funcionários será transferida para a fábrica de Poissy, a oeste de Paris.