Topo

Vendas da Toyota na China caem 15% em agosto

João Brito/Folhapress
Imagem: João Brito/Folhapress

Norihiko Shirouzu

Da Reuters, em Pequim (China)

03/09/2012 08h51

As vendas da Toyota na China e de duas joint ventures locais caíram 15,1% em agosto em comparação com o ano anterior. É o segundo mês consecutivo que a empresa sofre queda no país, afirma Takanori Yokoi, porta-voz da companhia.

A montadora vendeu cerca de 75 mil veículos no país no mês passado. O declínio anual em agosto seguiu uma retração de 5% em julho, informou Yokoi.

O porta-voz também disse que a Toyota não se preocupa com as duas quedas consecutivas. Ele destacou que a queda nas vendas em julho e agosto foram causadas, principalmente, por fatores técnicos. Segundo Yokoi, os resultados de julho e agosto de 2011 foram "anormalmente altas" depois três meses de negócios lentos após o terremoto devastador que atingiu o Japão, em março do ano passado.

Nos primeiros oito meses do ano, as vendas da Toyota na China seguiam em alta sobre um ano antes, totalizando cerca de 596.100 veículos vendidos, um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado, informou Yokoi.

A montadora japonesa está tentando vender um total de um milhão de carros na China neste ano, e ele afirma que a companhia está no caminho certo para conseguir atingir o objetivo, apesar da queda registrada.