Topo

Lucro da Fiat-Chrysler supera previsão de analistas

26/04/2012 15h02

Por Bernie Woodall e Jennifer Clark

DETROIT/MILÃO, 26 Abr (Reuters) - A Fiat teve lucro acima da previsão de analistas no primeiro trimestre, o melhor para a unidade norte-americana Chrysler desde a quebra em 2009, novamente compensando a queda nas vendas na Europa.

Sem o lucro da Chrysler, a Fiat teria apenas um equilíbrio fiscal no trimestre por causa dos volumes em queda na Europa, ante o lucro de 251 milhões de euros (330,92 milhões de dólares) nos três primeiros meses de 2011.

Os resultados mostram duas diferentes realidades dentro da Fiat-Chrysler. Quando a montadora italiana assumiu o controle da norte-americana em 2009, analistas disseram que essa última seria um fardo, mas acabou se tornando a principal fonte de recursos.

Apesar de a receita na Europa ter caído 13,1 por cento, para 4,5 bilhões de euros, a Fiat mantém os planos de negócios e as metas para 2012.

As vendas da Chrysler cresceram 33 por cento, para 523 mil veículos no trimestre, impulsionadas pelo mercado norte-americano, no qual as vendas saltaram 36 por cento, acima da média do setor, de 13 por cento.

"Outro trimestre positivo -baseado em ganhos nas vendas que superaram a média da indústria- é a comprovação de que a equipe da Chrysler está mantendo o foco", declarou presidente-executivo da Chrysler e da Fiat, Sergio Marchionne.

A Fiat atualmente tem 58,5 por cento da Chrysler. O restante está nas mãos do fundo de pensão do sindicato United Auto Workers. Marchionne tinha dito que a montadora norte-americana tentaria fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês), mas suspendeu os planos no fim do ano.

A receita de Fiat e Chrysler juntas foi de 20,2 bilhões de euros no trimestre; o lucro em conjunto foi de 866 milhões de euros.

Na América Latina, onde a Fiat é líder no Brasil, a receita subiu para 2,57 bilhões de euros, enquanto o lucro caiu 50 milhões de euros, para 235 milhões, diante da concorrência com importados.