Topo

Audi compra Ducati e amplia leque de marcas da Volkswagen

Motos da Ducati numa loja de Berlim, na Alemanha: a vaidade é a alma do negócio - Reuters
Motos da Ducati numa loja de Berlim, na Alemanha: a vaidade é a alma do negócio Imagem: Reuters

Em Berlim (Alemanha)

18/04/2012 14h19

A Audi, marca de carros de luxo da Volkswagen, anunciou nesta quarta-feira (18) que acertou acordo para comprar a fabricante italiana de motocicletas Ducati, adicionando a 12ª marca ao portfólio do grupo alemão.

O conselho supervisor da maior montadora de automóveis da Europa aprovou a compra nesta quarta, informou a Audi em comunicado. A montadora não revelou detalhes do acordo, mas fontes disseram à Reuters que a transação foi de cerca de 860 milhões de euros (US$ 1,13 bilhão).

A Ducati vai ampliar a longa rivalidade da Audi com a BMW -- também alemã -- para o território das motocicletas de luxo. A marca das quatro argolas superou a Mercedes-Benz no ano passado e prometeu ultrapassar a BMW na liderança de vendas de carros de luxo ainda nesta década. A companhia informou que planeja concluir a compra da Ducati o mais rapidamente possível, assim que receber aprovação de autoridades regulatórias.

Analistas questionam o negócio, afirmando que a aquisição carece de lógica econômica e industrial e somente reflete a paixão do presidente do conselho da Volkswagen, Ferdinand Piech, pelo experiência em design e motores leves da companhia italiana.

"A Ducati não vai melhorar o modelo de negócios da Audi de forma alguma, é apenas um troféu na estante", disse Stefan Bratzel, diretor do Centro Automotivo da Universidade de Ciências Aplicadas em Bergisch-Gladbach.

A Ducati produz cerca de 40 mil motocicletas por ano. Em comparação, a japonesa Honda vendeu 16 milhões de motos no ano passado.

'IMPERIALISMO'
Sob o comando de Piech, que deve vencer uma reeleição para a presidência do conselho nesta semana, a Volkswagen expandiu seu império para incluir desde carros com consumo eficiente de combustível a caminhões de 40 toneladas.

O grupo alemão está atualmente tentando comprar os 50,1% restantes da fabricante de carros de luxo Porsche, e afirmou no último dia 13 que ampliou seu controle sobre a fabricante de caminhões MAN.