Topo

Hyundai mira design próximo a BMW e Volkswagen

O novo Genesis Coupé é exemplo do visual de "escultura fluida" da Hyundai - Newspress
O novo Genesis Coupé é exemplo do visual de "escultura fluida" da Hyundai Imagem: Newspress

Hyunjoo Jin

De Hwaseong (Coreia do Sul)

10/02/2012 09h28

A fabrciante sul-coreana Hyundai Motor está ajustando o design de seus carros para se equiparar às ofertas das alemãs Volkswagen e BMW, depois de ter superado a concorrência japonesa. A empresa quer posicionar seus carros em um segmento mais alto do mercado automotivo.

Antes uma concorrente que brigava principalmente por preço, agora a Hyundai tem desenvolvido o conceito de "design de escultura fluida" para conquistar admiradores, ao passo que sua afiliada Kia Motors trouxe para seu quadro de funcionários o designer da Audi/Volkswagen Peter Schreyer, para criar modelos de destaque.

"Em meu ponto de vista, nas montadoras alemãs, especialistas em carros estão no comando do negócio, com foco nos produtos. Nas montadoras norte-americanas, os contadores gerenciam as operações", disse Oh Suk-geun, chefe do Centro de Design da Hyundai, a jornalistas que visitavam o centro nesta sexta-feira (10).

Shreyer foi levado à Kia pelo vice-presidente do conselho da Hyundai, Chung Eui-sun, que também é o único filho do presidente do conselho da Hyundai Motor Group, Chung Mong-koo.

Em dezembro, a empresa sul-coreana contratou Christopher Chapman, ex-BMW, como designer chefe de seu centro de design nos Estados Unidos.

A Hyundai, que com a Kia forma a quinta maior montadora do mundo em volume, viu suas vendas na Alemanha, maior mercado automotivo da Europa, subirem 50% em janeiro frente a um ano antes. A Kia mais do que dobrou suas vendas, segundo dados recentes.

A fabricante sul-coreana vai lançar uma nova versão de seu sedã top de linha Genesis até o final de 2013, seguido por novos modelos do sedã Sonata e da atual geração do utilitário Tucson (ix35, no Brasil).