Topo

Projeto 'louco' estraga Toyota que prestou serviços a James Bond

Acima, o Toyota 2000 GT modificado pelo projeto "Carro Louco": como estragar uma boa ideia - Divulgação
Acima, o Toyota 2000 GT modificado pelo projeto "Carro Louco": como estragar uma boa ideia Imagem: Divulgação

Mariko Lochridge

18/01/2012 19h50Atualizada em 19/01/2012 11h00

Para um antigo carro de James Bond, esta é a chance de viver um segunda vez. Engenheiros japoneses remodelaram um clássico, o Toyota 2000GT, para participar recentemente de uma exposição de automóveis e instalaram no veículo painéis solares e dispositivos de alta tecnologia para torná-lo 100% elétrico e movido a luz solar.

  • Divulgação

    Versão conversível do 2000GT foi utilizada na história de "Com 007 Só se Vive Duas Vezes"

Apresentado como o primeiro carro esportivo do Japão quando foi lançado, em 1967, o modelo foi usado como carro de fuga do intrépido agente vivido por Sean Connery no filme "Com 007 Só se Vive Duas Vezes", lançado no mesmo ano.

Foram fabricados apenas 337 modelos do veículo original, elaborado pela Toyota em colaboração com a Yamaha. É considerado um marco na história automobilística japonesa.

A nova versão "ecológica", porém, tem uma ressalva: leva quase duas semanas para recarregar a bateria completamente.

"O sonho dos engenheiros para este carro é que a eficiência da bateria melhore a um nível em que poderíamos recarregar o carro enquanto dirigimos, e poderíamos guiar sem ficar limitados pela necessidade de parar", disse o diretor do projeto, Naohiko Saito, da Toyota Motor Corp.

Não há planos de produzir em escala industrial a nova versão do veículo, chamado de projeto "Carro Louco", mas os designers afirmam que ele correrá em competições de carros elétricos este ano.

BARULHO
A nova versão 2000GT vem com com um recurso estranho -- uma pisada no acelerador pode produzir vários sons, incluindo miados, cacarejos e o barulho de espaçonaves.

"Meu favorito é o de cavalos trotando", disse Saito. "Imagino que se este carro se aproximar de um veículo normal, os passageiros ficarão surpresos ao ouvir os sons que ele emite."