Topo

Chrysler espera alcançar metas com o novo Dart

Deepa Seetharaman

Detroit (EUA)

09/01/2012 15h30

Quando o presidente-executivo Sergio Marchionne apresentar oDodge Dart esta semana, ele irá mostrar o primeiro exemplo do que a fusão entre a Chrysler, do grupo LLC, e a italiana Fiat pode criar.

O Dart 2013 -- lançado no Salão do Automóvel de Detroit -- é baseado em uma plataforma de engenharia da Fiat que também irá servir como base para a próxima geração de utilitários esportivos da Jeep.

Com o Dart, a Chrysler objetiva tomar participação de mercado do Corolla, da Toyota, e do Civic, da Honda, em uma área em que a fabricante de automóveis dos Estados Unidos tem ficado a desejar.

Para isso, a Chrysler precisa ganhar os consumidores de volta, especialmente os jovens motoristas, mais familiarizados com o Dodge Caliber -- tentativa da Chrysler de entrar no segmento e que não deu certo, na época em que era da alemã Daimler.

O Dart possui tela sensível ao toque (touch screen), lanternas traseiras de LED e direção aquecida opcional.

"Nós temos que compensar alguns de nossos problemas do passado", disse o diretor da Chrysler para a marca Dodge, Reid Bigland. "Nós aprendemos com isso".

A introdução do Dart aparece em um momento em que a Chrysler vive uma recuperação mais rápida do que o esperado depois de ter chegado perto do colapso, em 2009. Depois da concordata da empresa e do resgate do governo federal, a Fiat comprou uma participação de 20% e o controle da direção da montadora norte-americana.

A Fiat rapidamente aumentou sua participação na Chrysler no ano passado ao atender a uma série de marcos concebidos pela administração Obama para colocar a Chrysler em bases mais sólidas.

O compromisso formal de fazer o Dart, um nome resgatado dos anos 1960 e 1970, permitiu à Fiat aumentar sua fatia na montadora dos Estados Unidos para 58,5% este mês.

Em 2011, as vendas da Chrysler nos Estados Unidos cresceram 24% ajudadas pela força de sua linha de veículos renovada, incluindo o Jeep Grand Cherokee.