Topo

Toyota amplia paralisação em fábricas por enchentes na Tailândia

04/11/2011 08h36

TÓQUIO (Reuters) - A Toyota anunciou nesta sexta-feira que manterá paradas suas três fábricas tailandesas e continuará a produzir menos no Japão na próxima semana, enquanto também corta a produção na América do Norte, na África do Sul e em alguns outros países asiáticos por causa das enchentes na Tailândia, que impedem a entrega de peças.

A decisão era mais do que esperada depois de Nissan e Honda terem dito que o impacto das chuvas duraria pelo menos uma semana para a primeira e meses para a segunda, cuja fábrica está debaixo d'água.

As maiores enchentes na Tailândia em 50 anos afetaram centenas de fábricas e cortaram o fornecimento de cerca de 100 peças para a Toyota, a maior montadora na Tailândia com capacidade de produção de 650 mil veículos por ano considerando as três fábricas juntas.

A Toyota, maior montadora do mundo, disse que terá um parecer sobre a situação depois de 14 de novembro.

Até agora, a paralisação das três fábricas na Tailândia já resultou em menos 69 mil veículos produzidos entre 10 de outubro e 5 de novembro e menos 22 mil unidades com a redução das operações no Japão entre 4 de outubro e 5 de novembro, disse um porta-voz da companhia.

(Por Chang-Ran Kim)