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Vendas de carros japoneses revertem tendência de queda

Híbrido Toyota Prius é um dos poucos modelos a se salvaram da maré ruim japonesa - Murilo Góes/UOL
Híbrido Toyota Prius é um dos poucos modelos a se salvaram da maré ruim japonesa Imagem: Murilo Góes/UOL

Por Hyunjoo Jin e James Topham

Em Seul (Coreia do Sul) e Tóquio (Japão)

01/11/2011 20h02

As vendas de carros japoneses cresceram em outubro graças à baixa base de comparação do ano passado e os fabricantes de carros sul-coreanos mantiveram sua trajetória com um aumento de vendas globais de dois dígitos.

No entanto, o avanço nas vendas japonesas deve ser um caso isolado, porque os fabricantes de automóveis estão se preparando para o impacto dos cortes de produção, resultante de enchentes na Tailândia que afetaram as respectivas cadeias globais de fornecimento.

As vendas de automóveis no Japão, excluindo os miniveículos de 660 cilindradas, cresceram 28,3% em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado, quando as vendas de autos despencaram no primeiro mês completo após o fim dos subsídios governamentais para troca de carros com mais de 13 anos de uso.

As vendas da primeira do ranking Toyota, excluindo a marca Lexus, saltaram 20,4%, enquanto as da Nissan subiram 32,5% e as da Honda cresceram 19,5%.

As vendas globais da Hyundai cresceram 14% e as da associada Kia Motors subiram 11%, com fortes vendas no exterior, contrabalançando queda nas vendas domésticas.

Na Índia, a Maruti Suzuki, a maior fabricante de automóveis do país, vendeu menos que a metade dos carros em outubro, como aconteceu no mesmo mês no ano passado, com manifestações trabalhistas que custaram cerca de US$ 500 milhões em perdas na produção. A situação foi agravada por uma desaceleração na terceira maior economia da Ásia.

Rivais domésticos, como a Tata Motors e a Mahindra, foram beneficiados com o infortúnio da Maruti, com vendas maiores da Tata em 5% em outubro e as da Mahindra saltando 20,3%.