Topo

Fiat tem 3º tri melhor que o esperado e eleva previsão para 2010

LISA JUCCA E STEFANO REBAUDO

Milão/Itália

21/10/2010 12h28

A montadora italiana Fiat elevou suas estimativas de desempenho para 2010 depois de registrar uma performance melhor que a esperada pelo mercado no terceiro trimestre, apoiada em fortes vendas de caminhões e equipamentos de construção. As ações da empresa operavam no maior nível em 26 meses após a divulgação do balanço.

A Fiat, sexta maior fabricante de veículos em valor de mercado da Europa, aumentou a meta de lucro para mais de 2 bilhões de euros (US$ 2,8 bilhões) nesta quinta-feira, acima das expectativas de analistas.

A empresa também informou que manterá sua dívida líquida industrial abaixo de 4 bilhões de euros até o final do ano.

As vendas fracas de automóveis na Europa ocidental após o fim dos incentivos governamentais foram parcialmente compensadas pela melhora nas vendas de veículos no Brasil, a maior aposta da Fiat para sua divisão automotiva, e por vendas melhores de veículos comerciais em mercados emergentes e na Europa.

"Os resultados foram muito bons, superaram as estimativas mais otimistas graças a uma melhora em todas as divisões e performance da divisão automotiva que foi melhor que a esperada", disse a analista Monica Bosio, do Banca IMI.

"O fator mais importante foi o aumento na estimativa de desempenho de 2010. Isso também ficou acima do esperado", acrescentou.

As ações da Fiat subiam 3,8%, superando a alta de 1,2% do índice do setor automotivo da Europa.

"Teremos que atualizar nossos números em pelo menos outros 10%", disse o analista Jose Asumendi, do Royal Bank of Scotland.

O lucro do grupo Fiat antes de juros, impostos e itens não recorrentes quase dobrou no terceiro trimestre para 586 milhões de euros, bem acima da previsão de 385 milhões de euros do mercado.

A divisão Fiat Auto teve lucro de 130 milhões de euros ante expectativa dos analistas de ganho de 75 milhões.

A performance foi guiada principalmente por uma alta de 32% nas receitas da unidade de máquinas CNH Global, que produz tratores e escavadeiras. As vendas da fabricante de caminhões Iveco cresceram 15,3% no período.