Chery investe US$ 400 milhões em fábrica no Estado de SP
A chinesa Chery Automobile anunciou nesta sexta-feira (17) que assinou acordo com o governo de São Paulo para a instalação de uma fábrica de veículos de 400 milhões de dólares em Jacareí, no interior do Estado. A instalação deve começar a produção no final de 2013, com meta inicial de 50 mil unidades anuais. O investimento marca a entrada da primeira montadora chinesa no Brasil.
A Chery investirá US$ 134 milhões na primeira fase do projeto. O investimento poderá chegar a US$ 400 milhões quando a capacidade de produção chegar a 150 mil veículos anuais. A fábrica da Chery terá um milhão de metros quadrados de área construída e ficará próxima à Via Dutra -- segundo a Investe São Paulo, agência paulista de promoção de investimentos e competitividade.
Além de fatores como logística, condições de infraestrutura, recursos humanos e mercado consumidor, a opção da Chery por São Paulo foi motivada pelo programa estadual de incentivo ao investimento de montadoras (Pró-Veículo), criado em 2008 e que prevê a suspensão do pagamento do ICMS para a aquisição de mercadorias, equipamentos, partes e peças.
Além da China, a Chery atualmente tem 15 unidades de produção em dez países, incluindo Uruguai, de onde vem para o Brasil o Tiggo, SUV compacto que introduziu a marca no país. A companhia fabrica mais de 17 modelos e tem capacidade de produção anual de 650 mil carros.
"Além da Chery outras duas montadoras estão construindo fábricas em São Paulo, o que fará o Estado voltar a ter 50% da produção nacional de veículos a partir de 2013", afirmou o presidente da Investe São Paulo, Mario Mugnaini Jr. Ele estava se referindo à Toyota, em Sorocaba, e à Hyundai, em Piracicaba.
O acordo da Chery com São Paulo acontece em um momento de performance recorde de vendas e produção de veículos no Brasil. Em agosto, o setor teve o melhor desempenho para o mês da história, com produção de 329,1 mil unidades e vendas de 312,8 mil.
QUEM É A CHERY
A Chery é a maior fabricante de carros da China e possui capital 100% estatal, sem participação de montadoras estrangeiras. A montadora entregou seu primeiro carro em território chinês em dezembro de 1999, e em março último chegou ao carro de nº 2 milhões.
Em 2009, segundo seus próprios dados, emplacou 510 mil unidades, incluindo as exportações para mais de 80 países. As metas no Brasil são relativamente ambiciosas: vender até o final de 2010 cerca de 10 mil carros -- 2.000 Cielo (hatch e sedã), 3.000 Tiggo e 5.000 Face (hatch). O supercompacto QQ é aguardado como próximo lançamento. No Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, outros modelos devem ser apresentados.
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