Demanda do Brasil estimula indústria de automóveis da Argentina
HERMANO
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Chevrolet Agile é modelo que roda no Brasil,
mas é produzido na Argentina
Incentivos tributários brasileiros, junto com sua recuperação econômica mais rápida em comparação a economias mais desenvolvidas, ajudaram a Argentina a compensar a pouca demanda na Europa.
"O mercado europeu, que foi chave para nós no ano passado, desapareceu completamente. Das 2.500 unidades exportadas para a Espanha no ano passado, fomos para zero este ano. Nós enviamos outras 2 mil para a Rússia em 2008, e nenhuma este ano", disse Castangnino.
A montadora, controlada pela Daimler AG, produz veículos comerciais na Argentina e, até o ano passado, exportou entre 25 e 30 por cento de sua produção para o Brasil. Já neste ano, esse número subiu para 50 por cento, disse Castagnino.
A situação reflete a saúde do mercado de automóveis brasileiro, um dos mais fortes do mundo nos últimos meses. O Brasil está entre os seis maiores fabricantes mundiais de automóveis.
O setor automotivo na Argentina representa quase 15% de seu PIB industrial, enquanto as vendas de veículos e peças representam cerca de 9% do total de exportações, segundo dados da consultoria Abeceb.com.
Exportações e demanda local impulsionaram o setor automotivo durante o "boom" econômico de seis anos da Argentina, antes de a economia esfriar e a crise global bater.
Um crescimento na demanda local argentina também tem ajudado a impulsionar uma recuperação.
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