Tem salvação? Qual será o destino de VW Fusca esmagado por caixa d'água

Na manhã do último 17 de setembro, um domingo, a queda da caixa d'água de grande porte, que fazia parte das instalações de um supermercado Pão de Açúcar em Recife (PE), derrubou um muro e danificou quatro veículos que estavam no estacionamento de um condomínio no bairro Parnamirim, na zona norte da capital pernambucana.

Flagrado em vídeo por um vizinho, o acidente viralizou recentemente nas redes sociais, juntamente com fotos impressionantes dos carros atingidos - dentre eles, o que mais chamou a atenção foi um Volkswagen Fusca 1976 marrom, que foi esmagado pelo reservatório metálico.

Quase três meses após o episódio, Silvio Marinho, proprietário do Fusca, pretende devolvê-lo à vida, apesar do estrago ter sido gigantesco.

VW Fusca 1976 foi o carro mais danificado no acidente, mas seu dono diz que conseguirá reformá-lo
VW Fusca 1976 foi o carro mais danificado no acidente, mas seu dono diz que conseguirá reformá-lo Imagem: Reprodução

"Vou restaurar o Volkswagen. Tenho 74 anos e mais de 50 anos de Fusca. Esse carro sempre foi da minha família, minha tia comprou o veículo zero-quilômetro. No dia do acidente, a emoção foi grande", conta Marinho em conversa com o UOL Carros.

Silvio, de fato, é um entusiasta do clássico da Volks: ele é diretor do Clube do Fusca de Pernambuco, que reúne entusiastas e proprietários do modelo equipado com motor refrigerado a ar, fora de linha no Brasil há cerca de 30 anos.

Após retirada da caixa d'água, deu para constatar a grande extensão dos danos no clássico da Volkswagen
Após retirada da caixa d'água, deu para constatar a grande extensão dos danos no clássico da Volkswagen Imagem: Reprodução

A queda da caixa d'água, que não deixou feridos, abalou Marinho. "Quando eu vi, eu me desmanchei, botei para chorar. Eu ia tomar café para [depois] tirar o carburador, botar no lugar e dar uma volta", disse ele na ocasião, em entrevista ao jornal "Folha de Pernambuco".

Questionado sobre o ressarcimento dos seus prejuízos, o dono do Fusca diz que "já está tudo acertado" com Grupo Pão de Açúcar. Sem dar detalhes, ele afirma que já adquiriu uma nova carroceria para realizar a restauração.

Continua após a publicidade

"Vou devagar, sem pressa. Prevejo que a reforma vai demorar de três a quatro meses. Quando o carro estiver pronto, quero mostrar ao pessoal do Pão de Açúcar".

Pão de Açúcar diz que já indenizou proprietários

Queda de reservatório atingiu quatro veículos em estacionamento de condomínio ao lado de supermercado
Queda de reservatório atingiu quatro veículos em estacionamento de condomínio ao lado de supermercado Imagem: Reprodução

Procurado pela reportagem, o Grupo Pão de Açúcar afirma que os proprietários dos quatro veículos danificados já foram ressarcidos - dentre eles está o proprietário de um restaurante na capital pernambucana e Jayme Asfora, secretário executivo de Direitos Humanos do Governo de Pernambuco.

"A rede informa que já foi finalizado o processo de ressarcimento junto aos proprietários. Durante todo processo, manteve constante contato com as pessoas que tiveram os veículos atingidos pela queda da caixa d'água. Também esclarece que solicitou as documentações necessárias dos carros para avaliação dos danos pela seguradora. Para minimizar os impactos na rotina das pessoas, disponibilizou carros alugados para os deslocamentos necessários enquanto o processo estava em análise pela seguradora", diz a empresa em nota enviada ao UOL.

Siga o UOL Carros no
Continua após a publicidade

Apuramos que a Polícia Científica de Pernambuco deverá concluir em breve o laudo da perícia realizada em setembro no local da queda. Esse laudo será entregue à Polícia Civil, para integrar o inquérito que apura as causas do acidente e eventuais responsabilizações pelo desabamento.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes