Como é o blindado que Brasil enviará para defender fronteira com Venezuela

Devido às ameaças do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de invadir a Guiana para anexar Essequibo, território rico em petróleo do país vizinho, o Exército Brasileiro decidiu antecipar o envio de 16 blindados para Boa Vista, em Roraima. Os veículos são do modelo Guaicuru, que serve tanto para o transporte de tropas quanto para situações de combate.

Conforme o Exército, durante o mês de dezembro, esses veículos serão deslocados das regiões Sul e Centro- Oeste para Boa Vista, com previsão de chegada à capital de Roraima dentro de aproximadamente 20 dias.

Blindado Guaicuru tem sistema de controle de pressão dos pneus, tração 4x4 e 2,20 m de altura
Blindado Guaicuru tem sistema de controle de pressão dos pneus, tração 4x4 e 2,20 m de altura Imagem: Divulgação

Nota enviada pela corporação ao UOL Carros explica que o envio dos Guaicurus foi antecipado com o objetivo de "garantir a inviolabilidade de nossas fronteiras", face ao risco de um conflito armado entre Venezuela e Guiana.

Além dos blindados, diz o Exército, o efetivo de quase dois mil militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Roraima, "intensificou sua ação naquela faixa de fronteira".

O envio dos Guaicurus a Roraima já estava previso, de acordo com a corporação, devido à transformação do Esquadrão de Cavalaria Mecanizado em um regimento, resultando em reforço no número de militares e de armamentos na área fronteiriça.

O Exército acrescenta que "no lado brasileiro, o movimento na fronteira tem sido normal".

Como é o blindado Guaicuru

Da mesma forma que o Humvee nos Estados Unidos, Guaicuru é usado principalmente para o transporte de tropas
Da mesma forma que o Humvee nos Estados Unidos, Guaicuru é usado principalmente para o transporte de tropas Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Uma das mais recentes aquisições do Exército, o Guaicurus também é conhecido como LMV-BR ou viatura blindada multitarefa 4x4.

Batizado em homenagem a indígenas guerreiros que habitavam a região Centro-Oeste, o Guaicuru é um blindado com capacidade para cinco pessoas e dedicado ao transporte de tropas. O veículo é fabricado pela IDV, a divisão de veículos militares da Iveco, e tem o mesmo papel do Humvee e dos seus sucessores no exército dos Estados Unidos.

Segundo o Escritório de Projetos do Exército, o Guaicuru "possui elevado nível de blindagem", motor a diesel, transmissão automática de seis marchas e capacidade de carga próxima de uma tonelada.

Por falar em motor, o blindado que vai para a fronteira com a Venezuela traz propulsor a diesel com cerca de 220 cv de potência e velocidade máxima de 90 km/h.

Siga o UOL Carros no
Continua após a publicidade

O veículo é montado em parte na Itália e finalizado com a parte de equipamentos eletrônicos, controles e aparato militar de armas na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG).

De acordo com o Exército, o Guaicuru pode ser equipado com metralhadora no teto e tem capacidade para munição de 2 mil cartuchos 7,62 mm, mil cartuchos .50 e 200 granadas calibre 40.

Também pode trazer lançador de granadas e fumaça, enquanto todo o armamento é operado por um atirador, posicionado em pé, no alto do veículo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes