Bombeiros ainda não sabem como controlar incêndios em carros elétricos

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (15). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Incêndios em carros elétricos viraram um problema para socorristas e bombeiros. Autoridades norte-americanas começaram a cobrar mais empenho dos fabricantes para aumentar a proteção às pessoas que trabalham no atendimento a acidentes com veículos do tipo e, claro, os ocupantes desses veículos.

Segundo socorristas dos Estados Unidos, eles são preparados para apagar qualquer tipo de incêndio, mas com carros elétricos eles tendem a ser mais perigosos devido aos produtos químicos que compõem as baterias.

As baterias podem apresentar o que é chamado de "fuga térmica", que é quando elas entram em ciclo de superaquecimento e super pressurização, causando incêndios e às vezes até explosões.

Um acidente do tipo queimou um navio que transportava carros elétricos em julho deste ano. Mesmo depois que o incêndio da bateria de um veículo elétrico parecer estar extinto, a energia remanescente pode causar essas fugas, reiniciando o fogo e tornando esse tipo de chamas difíceis de serem controladas.

"Essas baterias são compostas por milhares de pequenas células de energia, e basta uma delas para reacender o fogo", disse Brian O'Connor, técnico-engenheiro de serviços da Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos EUA ao site Insider.

Para evitar esse tipo de incêndio, veja algumas dicas dadas pelo engenheiro no uso do carro elétrico:

Se o carro passar por uma inundação ou ficar sob água por um tempo, evite ligar o motor até que as baterias estejam bem secas.

Continua após a publicidade

Após uma batida, por menor que seja, sempre cheque o estado das baterias. Qualquer rompimento pode iniciar um incêndio.

Após um acidente, forneça o máximo de informações possíveis ao ligar para a emergência, como o tipo de bateria que o carro usa

"Pode haver fios de alta tensão que passam por diferentes partes do carro, as baterias podem estar localizadas em lugares diferentes. Todos esses dados ajudam a informar os socorristas sobre a melhor forma de combater o incêndio", disse O'Connor.

***********

UOL Carros recomenda

Novo DPVAT: o que muda no seguro obrigatório que Lula quer retomar em 2024. Leia mais

Continua após a publicidade

Por que China foi decisiva no adeus da Ford e dita futuro da GM no Brasil. Leia mais

Bombou nas redes

Por que carros de entrada nos EUA são vendidos como 'premium' no Brasil. Leia mais

Queda de moto: existe 'jeito certo' para motociclista cair sem se machucar? Leia mais

Deixe seu comentário

Só para assinantes