Queda de moto: existe 'jeito certo' para motociclista cair sem se machucar?

Diferentemente dos automóveis, as motocicletas têm um equilíbrio dinâmico, ou seja, não se equilibram sozinhas. Afinal, podem até mesmo cair paradas, caso não estejam apoiadas no descanso lateral ou no cavalete. Quem anda de moto sabe que cedo ou tarde pode sofrer uma queda. Com isso, muitos se questionam se existe uma técnica para 'cair certo' e evitar maiores danos.

Um dos pilotos de maior sucesso e renome no cenário da motovelocidade, o brasileiro Alexandre Barros é taxativo: "não existe isso, piloto treina para vencer, não para cair", afirmou ele em recente entrevista ao Ticaracaticast, podcast apresentado pelos humoristas Bola e Carioca. Entretanto, Barros admite que algumas técnicas podem evitar lesões mais graves quando se cai de moto na pista.

A dica, segundo Alex Barros, é recolher os braços e pernas e tentar rolar. "Quando o piloto tenta se levantar é aí que pode sofrer lesões" completou o piloto brasileiro.

Para o piloto profissional, Rafael Paschoalin, na verdade, "existem milhares de dicas e técnicas para evitar esse tipo de situação". Embaixador da Honda e instrutor de pilotagem, ele afirma que há algumas coisas que se pode fazer para que, no caso de acidente, se machucar menos.

"Tanto na pista como para o motociclista comum, ter um bom alongamento pode fazer muita diferença na hora de uma queda. Pilotos da MotoGP, como o Marc Márquez, conseguem colocar os dois pés atrás da cabeça, mostrando sua elasticidade", diz ele, acrescentando que isso pode evitar lesões mais graves.

Paschoalin também concorda com Barros e afirma que existem algumas técnicas para evitar fraturas. "No caso de uma queda na pista, os pilotos recolhem os braços para perto do peito e também tentam manter as pernas flexionadas, evitando, assim, que comecem a rolar e sofram fraturas nos membros", conta o piloto que já disputou a corrida de rua da Ilha de Man e compete em campeonatos de motovelocidade.

Rafael, entretanto, alerta que essa dica funciona mais para uma queda em uma pista fechada, onde não há tantos obstáculos. Já nas ruas, no caso de queda, o motociclista pode se chocar com guias, postes e outros veículos e é aí que mora o perigo.

Ideal é evitar quedas

Ao pilotar uma moto no trânsito urbano ou na estrada, o ideal mesmo é tentar evitar uma queda. "A principal dica é o bom senso. Pilotar dentro do seu próprio limite e dentro das leis, apesar do trânsito ser bem agressivo", afirma Rafael.

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Mas o piloto e instrutor de pilotagem dá uma dica importante: pilotar sempre defensivamente, com o olhar à frente, tentando antecipar situações de perigo. "Gosto muito de falar para os meus alunos sobre o olhar. Se você pilotar sempre olhando mais à frente, você consegue prever e identificar algumas situações, como areia, óleo na pista, pneu recapado de caminhão, enfim", ensina.

Pilote sempre equipado

Entretanto, evitar uma queda nem sempre é possível. Dessa forma, a melhor coisa é pilotar sempre com equipamento completo. Pela legislação, apenas o uso do capacete é obrigatório para quem anda de moto. Entretanto, há outros equipamentos fundamentais para lhe proteger, no caso de uma queda. Pilotar equipado pode ser a diferença entre "ferir" apenas o ego e uns doloridos ralados nos cotovelos, pernas e mãos.

A roupa ideal para andar de moto inclui, além do capacete, uma jaqueta específica para motociclistas, calças resistentes, luvas e calçados de cano alto. Claro que, além de obrigatório, o capacete é fundamental para a segurança do motociclista.

"O equipamento precisa ser homologado, com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), estar dentro do prazo de validade e corretamente afivelado ao pescoço", reforça o instrutor de pilotagem do Centro Educacional do Trânsito Honda em Recife (PE), Gutenberg Santos Silva.

Mas o instrutor da Honda faz coro aos especialistas e estudiosos que afirmam que a segurança dos motociclistas vai além da cabeça. "Também é importante vestir jaqueta com proteções, luvas, calça de tecido resistente e calçado fechado, de preferência de cano alto", afirma Gutenberg.

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