Neurocientista, 'Véia da Porsche' se diverte por inspirar funk 'proibidão'

A psicóloga e neurocientista Anaclaudia Zani Ramos, 54 anos, ficou famosa quando apareceu em um vídeo em um Porsche pelas ruas da capital paulista. Era 2019, a cena viralizou, e ela ganhou o apelido de 'Véia da Porsche'. Agora, virou tema de dois funks.

Um deles é um "proibidão", do paulistano MC ZL. "Tô em outra fase da minha vida/ não quero mais as novinhas/ vou investir nas coroas/ porque panela velha é que faz comida boa", diz um trecho publicável da letra.

Conversamos com Anaclaudia para entender como ela recebeu esse novo capítulo da fama. Ela, que nunca ligou para o etarismo em torno de sua idade, deixou mais uma vez claro que se diverte com a história:

Ele mesmo percebeu que a letra estava demasiada. Mas não me incomodaria [se a música fosse lançada], porque as músicas estão dentro da cultura deles."

Mas, calma, há outro funk "mais fofinho", segundo ela.

"Quem não conhece/ tá sem internet/ a velha da Porsche tá forte, esquece", canta MC Gustavo, que mora em Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro.

"Apareceu o vídeo da 'velha da Porsche' e, com certeza, isso ia virar música", contou Gustavo. Ele chamou Anaclaudia no Instagram, explicou seus planos e logo ela concordou. Três dias depois, mandou a música pra ela.

A reação foi positiva, disse o funkeiro. Ela agradeceu e falou que nunca tinha pensado em ter sua história contada dessa forma.

Continua após a publicidade

"Eu fiz a música para exaltar as mulheres. Tem muita música que as bota para baixo, mas essa é para mostrar que elas são perfeitas, que dá para almejar muitas coisas na vida", justificou o MC.

Como o apelido surgiu

Psicóloga acelera em Interlagos em prova de arrancada realizada em agosto de 2021, a convite de youtuber
Psicóloga acelera em Interlagos em prova de arrancada realizada em agosto de 2021, a convite de youtuber Imagem: Reprodução

O apelido que tornou a neurocientista famosa foi criado pelo youtuber Rodrigo Novo, do canal DUB Brasil, que se surpreendeu ao flagrá-la dirigindo um Porsche 911 Carrera preto.

"Era uma velha! Você viu? Era uma velha dirigindo um Porsche!", comenta ele na gravação que bombou nas redes.

Anaclaudia diz que a fama aumentou bastante seus seguidores nas redes sociais —seu perfil no Instagram, que tinha cinco mil seguidores antes do vídeo, hoje passa dos 100 mil.

Continua após a publicidade

Depois de viralizar, ela trocou seu 911 por outro mais potente, uma versão azul do Carrera S, personalizado como o personagem "Sally" do filme "Carros".

Paixão por carros desde a infância

A paixão por veículos bacanas veio por influência do pai, que já morreu, e chegou a ter Brasília, Variant, Ford Mustang e alguns carros da Mercedes-Benz.

Na juventude, ela teve um MP Lafer e um Ford Escort XR3 conversível.

Já adulta e casada, passou por uma fase de vacas magras. Recuperada financeiramente, comprou em 2019 um BMW 330i, que mantém até hoje na garagem.

Naquele mesmo ano, por influência do filho mais velho, foi a hora de buscar veículos mais chamativos.

Continua após a publicidade
Psicóloga com seu primeiro Porsche 911. também adquirido zero-quilômetro e vendido no ano passado
Psicóloga com seu primeiro Porsche 911. também adquirido zero-quilômetro e vendido no ano passado Imagem: Reprodução

Meu filho ia todos os domingos para a avenida Europa. Em um desses passeios, fui até lá para encontrá-lo e logo me deparei com um McLaren Senna. Perguntei a mim mesma como poderia entrar nesse rolê, queria essa experiência de estar ali com um carrão."

Nascia ali o gatilho que a faria comprar seu primeiro 911.

Antes dele, no ano anterior, adquiriu um Ford Mustang seminovo que apelidou de Maitê —ela dá nome a todos os seus carros.

Siga o UOL Carros no

Foi no Mustang que Anaclaudia foi filmada pela primeira vez nos Jardins, bairro nobre da capital paulista, ainda sem ser identificada.

Continua após a publicidade

"Ninguém me via dentro, pois todos os vidros do carro tinham película escura".

Ela logo vendeu o Mustang e encomendou o Carrera, zero km, devidamente configurado no site da fabricante. Foram cerca de oito meses de espera até a entrega do cupê.

Agora ela está curtindo a Sally, pela qual esperou muito mais tempo.

Anaclaudia Zani Ramos com seu Mustang, já vendido, e o BMW 330i que ainda mantém na garagem
Anaclaudia Zani Ramos com seu Mustang, já vendido, e o BMW 330i que ainda mantém na garagem Imagem: Arquivo pessoal

"Já que só temos essa vida, quero aproveitar tudo que ela oferece. Eu estudo como o cérebro funciona. Muito daquilo que gente acha que não vai conseguir é a nossa mente que limita."

*

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes