Disco voador é testado e deve virar nova opção de mobilidade em cidades

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (21). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber newsletters exclusivas toda semana.

****

Se o futuro da mobilidade urbana passa pelos eVTOLs, veículos de pouso e decolagem vertical - com até a Embraer investindo -, os chineses querem fazer isso da forma mais divertida possível.

A Shenzhen UFO Flying Saucer Technology saiu na frente dessa corrida e criou o primeiro disco voador tripulado a voar por conta própria, pelo menos no planeta Terra.

A aeronave conta com seis hélices movidas por 12 motores elétricos em volta da cabine do piloto, que fica protegido por uma cúpula de vidro como no desenhos dos Jetsons.

O primeiro teste foi um sobrevoo acima de um lago na cidade de Shenzhen, na China. O pouso e a decolagem também foram feitos sobre a água, segundo um relatório publicado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Guangdong.

O relatório também afirma que o UFO eVTOL é projetado principalmente para fins de turismo e publicidade e obteve uma patente de invenção global.

Imagem
Imagem: Reprodução

A aeronave tem autonomia para até 15 minutos de voo, pode atingir uma altitude de 200 metros e atingir uma velocidade horizontal máxima de 50 quilômetros por hora.

Continua após a publicidade

Veículos voadores de curta distância estão em desenvolvimento rápido, inclusive com investimento nacional, caso da Embraer. Feito pela subsidiária Eve, o eVTOL nacional tem rotores para pouso e decolagem, mas usa asas para voar.

A aeronave brasileira tem capacidade de voar por 100 km e deve ter operações iniciadas a partir de 2026. Testes simulados já foram feitos no Rio de Janeiro e em Chicago.

*****

UOL Carros recomenda

Capacete proibido: como item ilegal é usado por motociclistas sem punição. Leia mais

Nova lei de trânsito muda regras para patinetes, bikes e motos elétricas. Leia mais

Continua após a publicidade

Bombou nas redes

Como carro enterrado há 10 anos sumiu de fábrica de montadora na Bahia. Leia mais

Toyota fora do ABC: qual o futuro da fábrica histórica fechada após 60 anos. Leia mais

Deixe seu comentário

Só para assinantes