Topo

Alcoforado: Quem critica Lula por carro popular não usa transporte lotado

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/05/2023 14h11

O colunista do UOL Michel Alcoforado criticou, durante o UOL News, quem reclamou da medida do governo Lula (PT) de cortar impostos dos carros populares.

Segundo ele, só fala isso "quem já cansou de andar de carro" e "quem não enfrenta o transporte público lotado".

Em geral, os críticos a essa medida são mais ligados às causas ambientais, reforçando que o governo deveria estar promovendo era o transporte coletivo, que as pessoas saíssem de bicicleta pelas ruas se aproveitando pelas ótimas ciclovias espalhadas pelas grandes cidades".

Só fala um negócio desse quem já cansou de andar de carro, só fala um negócio desse quem tem um carro para rodízio em São Paulo, só fala um negócio desse quem não enfrenta o transporte público lotado ou quem não acorda de madrugada muito mais cedo para chegar no trabalho com três horas de antecedência. É muito fácil, para quem já cansou de andar de carro, começar a legislar ou decidir sobre o direito dos outros que nunca tiveram [carro]".

A desigualdade social brasileira é tão grande que a gente é obrigado a debater coisas que em qualquer outro lugar do mundo não seria".

O que você precisa saber

Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o governo dará descontos em tributos como IPI, PIS/Cofins, que variará entre 1,5% e 10,96% no valor final do veículo. A medida será válida apenas para carros abaixo de R$ 120 mil e terá tempo limitado - período não foi anunciado.

A porcentagem de desconto no tributo levará em consideração três fatores:

Preço: carros mais acessíveis terão mais desconto, que chegará a 10,96%

Eficiência energética: veículos mais eficientes, com menor nível de emissões e consumo, vão recolher menos PIS/Cofins

Densidade industrial: veículos com maior percentual de componentes fabricados no Brasil também terão menor incidência de PIS/Cofins. A redução de impostos também englobará a produção de autopeças no país.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: