Topo

Puxa para direita? Ferrari guiada por Collor vale fortuna e é única no país

Única Ferrari em solo brasileiro veio para exibição no Salão do Automóvel de São Paulo em 1990 e aqui ficou - Reprodução/TV UOL
Única Ferrari em solo brasileiro veio para exibição no Salão do Automóvel de São Paulo em 1990 e aqui ficou Imagem: Reprodução/TV UOL

Fernando Pedroso

Colaboração para o UOL

13/02/2023 04h00

A Ferrari F40 é simbólica por diversos motivos.

Foi criada para comemorar os 40 anos da fundação da marca, completados em 1987.

Também foi o último supercarro ainda sob gestão de Enzo Ferrari, o Comendador, fundador da mais desejada marca de automóveis do planeta.

Hoje, o modelo é extremamente valorizado: em 2021, uma unidade foi leiloada no exterior por cerca de R$ 10 milhões na cotação atual.

Das 1.311 unidades fabricadas, apenas uma está no Brasil.

Hoje, essa F40 descansa no acervo da FBF Collezione, de Ribeirão Preto (SP).

Como o carro chegou ao Brasil

A única F40 do Brasil foi trazida pela Fiat em 1990 para ser exposta no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano.

Na época, a Fiat era proprietária da Ferrari.

Antes de ir para o Anhembi, local do evento na época, na capital paulista, foi levada até o então presidente da República Fernando Collor de Mello, que deu uma volta no carrão em Brasília (DF).

Ele [Collor] até disse que o carro estava puxando um pouquinho para a direita" Jornalista Bob Sharp, em recente entrevista ao podcast do canal "A Roda" do YouTube, do também jornalista João Anacleto

A piada se refere ao posicionamento político conservador do ex-senador e ex-presidente do Brasil.

Sharp conhece a história por ter sido o único jornalista a testar o bólido na época. Ele trabalhava para a revista Quatro Rodas, e a Fiat emprestou o carro, que estava em sua fábrica de Betim (MG).

Assista ao vídeo da Ferrari F40 "brasileira" publicado originalmente por UOL Carros em 2017:

"O carro veio de caminhão baú. A Abril [editora da Quatro Rodas] pagou um seguro de US$ 14 mil (cerca de R$ 73 mil na cotação atual), com o compromisso de só eu guiar o carro. Isso até gerou um pouco de ciúme lá na revista", disse Sharp.

O jornalista explicou também que fez o teste da F40 em duas etapas: uma em Limeira (SP) e outra no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), onde pôde atingir mais de 300 km/h com a raridade.

"No fim da pista tinha um barrancão, então eu tinha de frear. Fiz uns cálculos e coloquei um cone a 200 metros do fim da pista. Deu tranquilo", afirmou.

F40 é Ferrari 'raiz'

Esta é a única Ferrar F40 do Brasil - Reprodução - Reprodução
Esta é a única Ferrar F40 do Brasil
Imagem: Reprodução
  • Após o teste, o paradeiro da F40 até a chegada a Ribeirão Preto é um tanto obscuro.
  • Por ser única, fica difícil estimar um preço do exemplar "brasileiro"
  • Contudo, seguramente vale uma fortuna
  • A F40 era o então o esportivo mais poderoso do mundo
  • Podia alcançar máxima de 324 km/h, com aceleração de zero a 100 km/h em 4,1 segundos
  • Tudo fruto da mistura do baixo peso (1.100 quilos para um modelo de 4,36 m de comprimento) e do motor 2.9 V8 central-traseiro biturbo
  • Vale destacar: a F40 tem câmbio manual e absolutamente nenhum auxílio eletrônico para se manter na trajetória, como freios ABS e controles de tração e estabilidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.