Puxa para direita? Ferrari guiada por Collor vale fortuna e é única no país
A Ferrari F40 é simbólica por diversos motivos.
Foi criada para comemorar os 40 anos da fundação da marca, completados em 1987.
Também foi o último supercarro ainda sob gestão de Enzo Ferrari, o Comendador, fundador da mais desejada marca de automóveis do planeta.
Hoje, o modelo é extremamente valorizado: em 2021, uma unidade foi leiloada no exterior por cerca de R$ 10 milhões na cotação atual.
Das 1.311 unidades fabricadas, apenas uma está no Brasil.
Hoje, essa F40 descansa no acervo da FBF Collezione, de Ribeirão Preto (SP).
Como o carro chegou ao Brasil
A única F40 do Brasil foi trazida pela Fiat em 1990 para ser exposta no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano.
Na época, a Fiat era proprietária da Ferrari.
Antes de ir para o Anhembi, local do evento na época, na capital paulista, foi levada até o então presidente da República Fernando Collor de Mello, que deu uma volta no carrão em Brasília (DF).
Ele [Collor] até disse que o carro estava puxando um pouquinho para a direita" Jornalista Bob Sharp, em recente entrevista ao podcast do canal "A Roda" do YouTube, do também jornalista João Anacleto
A piada se refere ao posicionamento político conservador do ex-senador e ex-presidente do Brasil.
Sharp conhece a história por ter sido o único jornalista a testar o bólido na época. Ele trabalhava para a revista Quatro Rodas, e a Fiat emprestou o carro, que estava em sua fábrica de Betim (MG).
Assista ao vídeo da Ferrari F40 "brasileira" publicado originalmente por UOL Carros em 2017:
"O carro veio de caminhão baú. A Abril [editora da Quatro Rodas] pagou um seguro de US$ 14 mil (cerca de R$ 73 mil na cotação atual), com o compromisso de só eu guiar o carro. Isso até gerou um pouco de ciúme lá na revista", disse Sharp.
O jornalista explicou também que fez o teste da F40 em duas etapas: uma em Limeira (SP) e outra no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), onde pôde atingir mais de 300 km/h com a raridade.
"No fim da pista tinha um barrancão, então eu tinha de frear. Fiz uns cálculos e coloquei um cone a 200 metros do fim da pista. Deu tranquilo", afirmou.
F40 é Ferrari 'raiz'
- Após o teste, o paradeiro da F40 até a chegada a Ribeirão Preto é um tanto obscuro.
- Por ser única, fica difícil estimar um preço do exemplar "brasileiro"
- Contudo, seguramente vale uma fortuna
- A F40 era o então o esportivo mais poderoso do mundo
- Podia alcançar máxima de 324 km/h, com aceleração de zero a 100 km/h em 4,1 segundos
- Tudo fruto da mistura do baixo peso (1.100 quilos para um modelo de 4,36 m de comprimento) e do motor 2.9 V8 central-traseiro biturbo
- Vale destacar: a F40 tem câmbio manual e absolutamente nenhum auxílio eletrônico para se manter na trajetória, como freios ABS e controles de tração e estabilidade
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