Topo

Lentos na esquerda: ex-ator da Globo tem razão ao 'empurrar' outros carros?

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/01/2023 04h00Atualizada em 13/01/2023 17h09

A cena é comum ao pegar a estrada: motoristas na faixa da esquerda deixam de dar passagem a carros rodando em velocidade mais alta. Recentemente o assunto voltou a gerar discussões com o incidente envolvendo o youtuber e ex-ator da TV Globo Guillermo Hundadze, que se envolveu em briga no trânsito com direito a spray de pimenta contra um motorista que "trancava" a pista.

Intérprete do personagem Quinzinho da novela "Eterna Magia" (2007) e atualmente com um canal no YouTube, Hundadze costuma "colar" na traseira de veículos mais lentos na esquerda, sob a alegação de que seriam obrigados por lei a transitar em faixa mais à direita. Ele, inclusive, criou um adesivo com a frase "Se não andar, eu empurro".

O que realmente diz a legislação: Marco Fabrício Vieira, advogado e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), esclarece que condutores realmente devem ceder o lugar na faixa da esquerda a veículos mais velozes - inclusive aqueles que estiverem acima do limite estabelecido para aquela via.

Hoje com pouco mais de 20 anos, Hundadze dirige em alta velocidade em vias públicas nos vídeos do seu canal - Reprodução - Reprodução
Hoje com cerca de 25 anos, Hundadze dirige em alta velocidade em vias públicas em vídeos no YouTube
Imagem: Reprodução

Ignorar essa determinação, continua, é infração de trânsito de natureza média, que prevê multa de R$ 130,16 mais quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Mas isso não quer dizer que a atitude de Guillermo no vídeo está dentro das regras.

Primeiramente, o youtuber desrespeita a legislação ao ultrapassar o carro mais lento pela direita.

Vieira salienta que ultrapassagem pela faixa da direita também é infração média, com as mesmas penalidades citadas acima.

Guillermo criou adesivo com a frase 'Se não andar, eu empurro'; ele 'cola' na traseira de veículos mais lentos - Reprodução - Reprodução
Guillermo criou adesivo com a frase 'Se não andar, eu empurro'; ele 'cola' na traseira de veículos mais lentos
Imagem: Reprodução

A faixa da direita é destinada ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial para eles. Já as faixas da esquerda servem à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade" Marco Fabrício Vieira, integrante do Contran

"Empurrar" o veículo à frente, rodando bem perto da respectiva traseira, é outra atitude errada de Hundadze, complementa o especialista.

"Não manter distância frontal, entre o seu veículo e os demais, colocando em risco a segurança do trânsito, é infração média".

O advogado ressalta que essa prática, em caso de acidente com danos materiais, pode configurar responsabilidade civil.

Como proceder na estrada

  • Carro mais lento deve se deslocar para a direita sem acelerar, para facilitar a ultrapassagem
  • Veículo em maior velocidade está autorizado a pedir passagem por meio de lampejos da luz alta "por breve período de tempo"
  • Também é permitido "leve toque" na buzina, desde que o veículo esteja trafegando fora de áreas urbanas
  • Seta serve para indicar mudança de faixa. Logo, é dispensável para solicitar passagem na mesma faixa
  • A PRF (Polícia Rodoviária Federal) recomenda liberar "imediatamente" a faixa da esquerda para a ultrapassagem
  • O descumprimento da orientação caracteriza infração gravíssima, punível com multa de R$ 293,47, acrescida de sete pontos na habilitação.

Todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário, se encontrarem viaturas policiais, ambulâncias ou veículos destinados a socorro de incêndio, com os dispositivos de alarme sonoro e de iluminação intermitente acionados" Polícia Rodoviária Federal

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.