Gasolina nas alturas: por que carros econômicos são para quem tem dinheiro
Com a gasolina rompendo a marca dos R$ 10 em alguns lugares do país, é natural que quem está em busca de um carro novo procure por opções mais econômicas. Mas, durante a pesquisa, uma nova surpresa: os carros que menos consomem combustível partem, minimamente, de R$ 170 mil. Afinal, por que os carros que bebem menos só estão disponíveis para quem tem mais dinheiro?
Enquanto um carro comum percorre, em média, 10 km com um litro de combustível na cidade, outros são capazes de circular entre 17 e 25 km com a mesma quantidade de gasolina. O segredo: eles são híbridos, ou seja, equipados com um motor a combustão e ao menos um elétrico. Com powertrain dobrado e muita tecnologia, naturalmente custam mais.
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Também há outro detalhe: os híbridos plug-ins - que são carregados em tomadas - têm baterias maiores do que os convencionais, por isso são mais caros e mais econômicos.
"Esses carros têm, pelo menos, dois motores e uma bateria, que é a parte mais cara de todas. Ainda assim, entre os veículos eletrificados, são os que têm menor incremento de preço, já que a bateria é menor do que a de um elétrico. Para se ter uma ideia, um Toyota Corolla híbrido custa na faixa de R$ 170 mil, enquanto um Renault Kwid elétrico sai por R$ 145 mil, um carro bem menor. No entanto, a bateria do Kwid é 10 vezes maior do que a do Corolla", explica o consultor automotivo Cássio Pagliarini.
O também consultor Ricardo Bacellar explica que os carros híbridos são uma excelente opção para reduzir o custo de propriedade de um veículo e a forma mais prática de entrar no mundo dos eletrificados, já que ele não depende exclusivamente de pontos de recarga. No entanto, é mais provável que, em um longo prazo, aconteça uma redução maior no preço dos elétricos.
"Hoje os híbridos são mais baratos que os elétricos porque as baterias são menores. No entanto, com a evolução da tecnologia e redução dos custos de produção, o impacto será maior no elétrico, que tem uma bateria maior. Já o híbrido continuará sendo um carro com dois motores, algo caro", esclarece.
Híbridos mais econômicos
Jeep Compass 4Xe
Híbrido Plugin
Preço: a partir de R$ 349.990
Consumo urbano em km/l: 25,4
Consumo rodoviário em km/l: 24,2
BMW 330e
Híbrido Plugin
Preço: a partir de R$ 296.950
Consumo urbano em km/l: 23,8
Consumo rodoviário em km/l: 26,8
Mini Cooper Countryman
Híbrido Plugin
Preço: A partir de R$ 274.990
Consumo urbano em km/l: 23,6
Consumo rodoviário em km/l: 23,2
BMW 530e
Híbrido Plugin
Preço: a partir de R$ 446.950
Consumo urbano em km/l: 22,6
Consumo rodoviário em km/l: 23,6
Jaguar F-Pace PHEV
Híbrido Plugin
Preço: A partir de R$ 494.950
Consumo urbano em km/l: 18,8
Consumo rodoviário em km/l: 19,4
Híbridos mais baratos
Kia Stonic
Híbrido Leve
Preço: A partir de R$ 147.990
Consumo urbano em km/l: 13,3
Consumo rodoviário em km/l: 13,2
Toyota Corolla
Híbrido Convencional
Preço: A partir de R$ 177.590
Consumo urbano em km/l: 16,3
Consumo rodoviário em km/l: 14,5
Subaru XV
Híbrido Convencional
Preço: A partir de R$ 184.900
Consumo urbano em km/l: 9,9
Consumo rodoviário em km/l: 12
Toyota Corolla Cross
Híbrido Convencional
Preço: A partir de R$ 196.290
Consumo urbano em km/l: 17
Consumo rodoviário em km/l: 13,9
Lexus UX
Híbrido Convencional
Preço: A partir de R$ 265.990
Consumo urbano em km/l: 16,7
Consumo rodoviário em km/l: 14,7
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