PUBLICIDADE
Topo

Filtro de combustível: como peça simples pode aumentar consumo do seu carro

Filtro de combustível - Rivaldo Gomes/Folhapress
Filtro de combustível Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo

25/11/2021 04h00

Localizado entre o tanque de combustível e o motor, o filtro de combustível é responsável, como diz o nome, por filtrar possíveis impurezas que estejam no combustível e no tanque e evitar que cheguem ao motor.

Mas além de fazer isso, o filtro pode também estar atrapalhando e piorando o seu consumo de combustível. Em tempos de gasolina e etanol com valores nas alturas, cada gota conta.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O filtro de combustível deve, em condições normais, ser trocado a cada 10 mil km, que é a indicação do fabricante. Em caso de uso severo, ou pessoas que abastecem em diferentes localidades, o filtro pode ser trocado ainda antes.

Mas quando já passou do tempo ou foi sobrecarregado, ele impede o fluxo normal de combustível. Com isso, você tende a pisar mais para que o carro responda, por consequência, você vai exigir mais do motor e, com menor vazão, vai forçar mais para entregar o desempenho adequado.

Como descobrir se está na hora de troca do filtro?

Geralmente, a troca do filtro de combustível fica marcada junto com a troca de óleo, no adesivo que fica na extremidade superior do para-brisa.

Além de manter a troca no período adequado, indicado pelo fabricante, o carro também dá sinais de que o filtro pode ter passado da sua "validade". Falhas na hora de acelerar, em marcha lenta e demora na resposta na hora de arrancar da imobilidade.

Evitar que o tanque chegue na reserva e ficar rodando com ele assim também ajuda a manter a vida útil do filtro de combustível. As impurezas que possam vir no combustível ficam assentadas no fundo do tanque e são puxadas para o filtro quando o carro é usado na reserva.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros