Topo

Código de segurança da CNH: saiba onde fica e por que é importante

Veja onde fica o código de segurança da CNH e para que serve - Divulgação
Veja onde fica o código de segurança da CNH e para que serve Imagem: Divulgação

Camila Corsini

Colaboração para o UOL

24/09/2021 04h00

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação), assim como o RG e o CPF, é um documento oficial. Por isso, ela tem código de segurança - um número de identificação que é único para cada pessoa.

O código de segurança da CNH é a principal ferramenta usada para cadastrar a respectiva versão eletrônica através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito - além de proteger o condutor de possíveis fraudes.

Desde maio de 2017, o número passou a ser impresso na CNH na forma de QR Code, um código bidimensional. Ele também pode ser encontrado no verso do documento (veja abaixo como encontrá-lo). Caso a sua CNH seja anterior a essa data, o QR Code será criado a partir da renovação do documento.

Segundo as novas regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os menores de 50 anos devem renovar a CNH a cada dez anos. Para quem tem entre 50 e 70 anos, o prazo cai para a metade. Já pessoas com mais de 70 anos renovam a habilitação a cada três anos.

Para renovar a Carteira Nacional de Habilitação, o pedido pode ser feito ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) 30 dias antes da data de vencimento. Caso o motorista perca o prazo, ele poderá dirigir até 30 dias com a carteira vencida sem ser autuado. Em geral, os documentos exigidos são apenas a CNH vencida e o comprovante de pagamento da taxa de emissão — que varia conforme o Estado.

Onde fica o código de segurança da CNH

QR Code

Ao abrir a CNH, o QR Code está impresso bem atrás da foto do condutor (indicado em vermelho na imagem abaixo).

cnh - Reprodução - Reprodução
Código de segurança da CNH - QR Code
Imagem: Reprodução

No verso

Na parte de trás do documento, embaixo da "data de emissão". Ele é o número que fica na lateral direita, em cima de um outro código iniciado com a Unidade Federativa do Detran responsável (indicado em vermelho na imagem abaixo).

cnh - Reprodução - Reprodução
Código de segurança da CNH - verso
Imagem: Reprodução

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.