Topo

Novo Sandero recebe apenas duas estrelas em teste de impacto na Europa

Crash test Dacia Sandero Stepway - Divulgação
Crash test Dacia Sandero Stepway Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/04/2021 12h30

O Euro NCAP publicou suas avaliações recentemente do novo Dacia Sandero Stepway e dos elétricos Volkswagen ID.4 e Skoda Enyaq iV. Vendido aqui no Brasil pela Renault em versão anterior, o hatch teve apenas duas estrelas em sua avaliação, que concluiu que ele protege adultos em 70% e em 72% uma criança.

Sua avaliação foi especialmente ruim nos critérios Pedestre e Assistência de Segurança, com 41% e 42%, respectivamente. Fosse apenas pelo teste de impacto, o Sandero Stepway sairia com quatro estrelas.

"A segurança avançou e os maiores avanços agora estão sendo feitos com o uso de alta tecnologia para prevenir a ocorrência de acidentes", iniciou o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen. "Claramente, a Dacia encontrou seu mercado e está aderindo a ele, mas uma classificação de duas estrelas mostra pouca ambição, mesmo sendo para um produto de baixo custo".

Se por um lado o Sandero não caiu nas graças dos julgadores, o Volkswagen ID.4 e o Skoda Enyaq iV receberam as cinco estrelas máximas após os testes. Suas "estruturas robustas" protegem adultos em 90% e crianças em 89%.

"Skoda e VW, por outro lado, mostram o que pode ser alcançado, e a Euro NCAP os aplaude por oferecerem a seus clientes o mais alto nível de segurança", acrescentou van Ratingen.