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Sócio da oficina: 5 sinais de que seu carro está prestes a deixar você a pé

Fique atento aos sinais que seu carro dá para não ser surpreendido e ficar a pé; confira dicas de especialista para não virar sócio da oficina - Getty Images
Fique atento aos sinais que seu carro dá para não ser surpreendido e ficar a pé; confira dicas de especialista para não virar sócio da oficina Imagem: Getty Images

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/02/2021 04h00

Obedecer os prazos de revisões indicados no manual do veículo é uma prática que prolonga a vida útil de componentes, evita problemas mais graves e valoriza o seu patrimônio.

Ignorar a manutenção eleva e muito o risco de você ficar a pé de uma hora para a outra, além de elevar bastante os gastos com mecânico em caso de emergência.

Dependendo do desleixo, os problemas começam a aparecer em tal quantidade que a falta de prevenção mais tarde faz com que o proprietário do automóvel se torne "sócio" da oficina.

Porém, mesmo ao manter o carro em dia defeitos inesperados podem surgir.

A primeira dica, portanto, é fazer as revisões, inclusive as preventivas. A segunda é ficar atento aos sinais de que algo está prestes a estragar para não ser pego de surpresa e ficar a pé.

Confira cinco sintomas que você não deve ignorar, apontados por Erwin Franieck, mentor de pesquisa, desenvolvimento e inovação da SAE Brasil. Confira.

1 - Zumbido intenso ao virar a chave

chave na ignição - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Quando você vira a chave de ignição do motor, é normal ouvir um zumbido por alguns instantes. Trata-se do acionamento da bomba de combustível, algo normal.

No entanto, se o barulho for mais intenso, é indício de que a bomba está prestes a pifar, o que impediria o automóvel de seguir rodando.

"É um ruído facilmente perceptível, que você não aceitaria em um carro novo. É um sinal de que o motor elétrico da bomba está comprometido. Nesses casos, é comum você desligar a chave e a bomba não funcionar mais ao tentar dar a ignição novamente", alerta Franieck.

O engenheiro explica que bombas de combustível costumam durar bastante, mas um filtro entupido pode encurtar sua funcionalidade adequada.

Nesse caso, o ideal é procurar um mecânico de confiança o mais rápido possível para não ficar na mão.

2 - Luz da bateria acesa

Luz da bateria acesa é sinal de problema no circuito elétrico - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Se a luz vermelha da bateria acender no painel, é bom ficar esperto.

O sinal de advertência pode indicar uma série de problemas elétricos, desde fuga de corrente até algum curto-circuito.

De acordo com Erwin Franieck, o defeito mais comum, que muitos ignoram, é bateria desagastada.

"Após dois anos de uso, a bateria já se aproxima da hora de ser substituída e é bom se antecipar. Demora ao dar o arranque, por exemplo, é um forte indício de que o equipamento já não tem a performance esperada. A bateria costuma 'morrer' de forma abrupta, inclusive".

Outra causa a ser considerada é mau funcionamento do alternador, destaca.

O especialista orienta não perder tempo e procurar um auto elétrico.

3 - Perda de potência

Luz da injeção acesa no painel nem sempre é problema na central eletrônica do carro - Foto: Shutterstock - Foto: Shutterstock
Imagem: Foto: Shutterstock

Você acelera e percebe que o carro já não tem a força costumeira.

Este é um sintoma de que algo está errado. Não é raro a luz da injeção eletrônica ou luz de autodiagnose (foto acima) acender.

Segundo Franieck, a perda de potência pode ser causada por uma série de fatores. Um dos mais corriqueiros está relacionado ao sistema de ignição.

"Velas e/ou cabos de velas ruins fazem com que um ou mais cilindros do motor deixem de funcionar, resultando na perda de desempenho. Nesse caso, a troca das peças já é suficiente para solucionar o problema", ensina.

No entanto, a origem da falha pode ser algo mais grave, como combustível adulterado - nessa situação, além da perda de força, o motor costuma "engasgar".

A falta de potência também pode ter relação com entupimento dos filtros de ar e combustível, válvulas bloqueadas por carbonização e até falha da bomba de combustível.

É necessário buscar um mecânico para diagnosticar a causa.

4 - Ruído agudo com motor ligado

Correia dentada - Thais Roland/UOL - Thais Roland/UOL
Imagem: Thais Roland/UOL

Tem um barulho bem característico que aparece com o motor ligado, inclusive em marcha lenta, sinalizando algo erado em uma ou mais correias.

Podem ser tanto a correia de acessórios, aquela que aciona o compressor do ar-condicionado, ou a correia do comando de válvulas.

Franieck esclarece que o ruído desagradável indica que a peça está girando em falso.

"Pode ter relação com o esticador da correia, devido a desgaste natural ou por estar desregulado. Há risco também de a própria correia ter sofrido desgaste excessivo".

O risco maior está relacionado ao comando de válvulas: caso a respectiva correia se rompa, a chance de uma ou mais válvulas entortarem é elevado, como também seria o gasto com oficina.

5 - Barulhos metálicos ao rodar

Barulho na suspensão? Saiba o que fazer para não sair no prejuízo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esse é outro sinal de alerta que não deveria ser ignorado.

Barulhos na suspensão, especialmente ao rodar sobre pisos irregulares, podem indicar risco elevado de acidentes.

"Esse tipo de ruído costuma indicar folga entre componentes, seja devido a desgaste ou por desaperto", pontua o engenheiro da SAE Brasil.

Os sintomas podem ir muito além do que desagradar os ouvidos.

Existe a chance de a barra estabilizadora ou até a bandeja da suspensão se desprender, trazendo risco de acidentes graves.

Não dê chance ao azar e trate de verificar a causa o mais rápido possível.