Topo

Apple Car deve usar chassi da Hyundai exclusivo para modelos elétricos

Plataforma E-GMP Hyundai 1 - Divulgação
Plataforma E-GMP Hyundai 1 Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

04/02/2021 11h30

Analista de produtos da Apple, Ming-Chi Kuo forneceu em um relatório informações sobre possíveis especificações do aguardado modelo de carro da marca de tecnologia. Segundo ele, a plataforma do veículo deverá ser a que a Hyundai utilizará para seus carros elétricos, conhecida como E-GMP.

Este chassi, anunciado pela fabricante no ano passado, ainda não está em nenhum modelo lançado para o mercado. O início de sua produção deverá ocorrer ainda neste ano. De acordo com dados da Hyundai, a autonomia desta base deverá ser de 482 km com carga completa, com o nível podendo chegar a 80% de sua capacidade com 18 minutos de carga. Uma carga de cinco minutos poderá fazer o veículo alcançar pouco menos de 100 km.

A velocidade máxima da plataforma de acordo com a marca é de 257 km/h, com o 0 a 100 km/h podendo ser feito em 3,5 segundos.

Entretanto, todos estes números revelam apenas a capacidade da plataforma, assim, imaginando que o Apple Car não deva ser o mais leve nem o mais potente dos carros, estes dados servem apenas para exemplificar o que o modelo poderá alcançar.

Kuo diz que o modelo deverá levar ainda alguns anos para ser totalmente desenvolvido: "prevemos que a Apple lançará o Apple Car em 2025, no mínimo. O novo iPhone leva cerca de 18 a 24 meses desde a definição da especificação inicial até a produção em massa com base na experiência".

"Dado o tempo de desenvolvimento mais longo, acreditamos que a Apple, que não tem experiência na construção de automóveis, já está com um cronograma apertado, se quiser para lançar o Apple Car em 2025."

Ainda de acordo com o relatório, este prazo pode aumentar dependendo de quantos componentes do carro a Apple estiver disposta a desenvolver separadamente da Hyundai - que deve passar o projeto do modelo para a Kia.

"Cada veículo elétrico tem cerca de 40 a 50 vezes mais componentes do que cada smartphone, então se a Apple quiser construir uma cadeia de suprimentos automotiva completa por conta própria, o Apple Car será lançado significativamente depois de 2025."