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Como Volkswagen Kombi disparou de preço e já chega a custar R$ 120 mil

VW Kombi 1969 Corujinha reformada e customizada atingiu preço de R$ 118 mil em leilão realizado no último fim de semana - Arquivo pessoal
VW Kombi 1969 Corujinha reformada e customizada atingiu preço de R$ 118 mil em leilão realizado no último fim de semana Imagem: Arquivo pessoal

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/12/2020 04h00Atualizada em 08/12/2020 12h28

No último fim de semana, uma Volkswagen Kombi 1969 Corujinha foi leiloada por R$ 118 mil na capital paulista. Esse é só um exemplo da valorização que o veículo utilitário tem alcançado ao longo dos últimos cinco anos, não apenas no mercado nacional de clássicos colecionáveis.

Conforme apuração de UOL Carros, o exemplar branco restaurado e customizado com vigias no teto, seguindo o estilo californiano, será enviado para fora do Brasil. Sim, é isso mesmo: a velha Kombi, produzida aqui até o fim de 2013, virou produto de exportação.

Segundo Joel Picelli, da Picelli Leilões, responsável pelo arremate, o interesse estrangeiro pela Kombi brasileira ajuda a explicar os preços cada vez mais altos do clássico.

Volkswagen Kombi leilão Joel Picelli R$ 118 mil - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Kombi 1969 de R$ 118 mil será exportada e provavelmente revendida por mais do que custou aqui
Imagem: Arquivo pessoal

"Meia década atrás, aproximadamente, uma Corujinha em bom estado e sem restauração saía por menos de R$ 20 mil. Hoje, Kombis dessa época nas mesmas condições não custam menos do que R$ 80 mil", diz o leiloeiro.

De acordo com Picelli, as Kombis mais cobiçadas e caras são mesmo as Corujinhas, ou seja, fabricadas até o modelo 1975. Ele conta que em outro leilão, realizado em Águas de Lindóia (SP) no ano passado, uma unidade 1975 Luxo raríssima de seis portas teve oferta de R$ 132,5 mil - porém, o dono não quis passá-la adiante por esse valor.

Volkswagen Kombi leilão Joel Picelli R$ 132 mil - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Raro exemplar Luxo azul e branco 1975 de 6 portas atingiu R$ 132 mill em leilão; dono não quis vender
Imagem: Arquivo pessoal

"Aumentou bastante o interesse de negociantes e colecionadores estrangeiros pela nossa Kombi. Com isso, os preços começaram a subir. Ainda tem muitas rodando no Brasil, enquanto na Europa o modelo clássico deixou de ser fabricado na década de 70", contextualiza.

Picelli destaca que a desvalorização do real tem ajudado a jogar os preços lá em cima, considerando que os clientes "gringos" têm renda em euros ou dólar.

Nos Estados Unidos, diz, um exemplar parecido com o leiloado no fim de semana passado, porém 100% original, custa em torno de US$ 200 mil (R$ 1,02 milhão no câmbio de ontem). Em 2017, uma Kombi 1965 atingiu lá fora a impressionante soma de US$ 302 mil (R$ 1,55 milhão), afirma.

Especializado em garimpar carros nacionais antigos originais e pouco rodados, o negociante Reginaldo Ricardo Gonçalves, o Reginaldo de Campinas, concorda com Picelli a respeito do aumento no interesse pela Kombi brasileira para "exportação".

"A maior procura é mesmo pela Corujinha. Na Europa, restam poucas unidades em bom estado. Lá neva e eles usam sal para derreter o gelo na estrada. Daí, apodrece tudo. Além disso, importar do Brasil é barato para quem tem moeda forte, mesmo com todas as taxas e impostos. R$ 100 mil correspondem a pouco mais do que 16 mil euros, por exemplo", esclarece Reginaldo.

Volkswagen Kombi leilão Joel Picelli R$ 31.500 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Kombi 1981 pick-up verde foi arrematada por R$ 31,5 mil no mesmo leilão do exemplar de R$ 118 mil
Imagem: Arquivo pessoal

Joel Picelli elenca outros fatores, fora o câmbio e a escassez de Kombis antigas em outros mercados, que justificam a escalada nos preços - inclusive no mercado interno.

Ele aponta a facilidade de restauração, a grande disponibilidade de peças e um fator intangível: a ligação afetiva com a velha Kombi.

"A Kombi também é moda no Brasil. É um veículo que passou pela vida de muita gente em algum momento, seja como transporte escolar, seja como veículo de trabalho. E existem opções para todos os bolsos e gostos, custando de R$ 10 mil até mais de R$ 100 mil. Ainda tem muitas rodando, atendendo desde o sucateiro até o colecionador endinheirado".

Last Edition por R$ 120 mil

Volkswagen Kombi Last Edition Badolato - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Colecionador Alexandre Badolato tem uma Last Edition que comprou há 7 anos por R$ 83 mil
Imagem: Arquivo pessoal

Alexandre Badolato, dono da maior coleção de modelos Dodge do Brasil, também guarda espaço em seu acervo, no interior de São Paulo, para o utilitário da Volkswagen.

Ele é dono de um exemplar da edição de despedida Last Edition, que adquiriu no fim de 2013 por pouco mais do que R$ 80 mil e está praticamente zerada até hoje.

O colecionador estima que hoje poderia vender a sua por aproximadamente R$ 120 mil e diz que, além do fenômeno das exportações, a Kombi tem surfado a alta geral de carros colecionáveis.

"Os preços deram uma explodida. As aplicações financeiras estão retornando uma taxa de juros negativa. O que a Selic paga não repõe a inflação, portanto, há essa busca por ativos como automóveis clássicos. As Kombis já vinham se valorizando por conta da demanda de fora do País e os preços subiram ainda mais", opina.

Badolato, porém, faz uma ressalva:

"Muitos já mandaram porcarias para fora e 'queimaram o filme', a ponto de eu ter visto anúncios estrangeiros recentes buscando Kombis, porém destacando que não havia interesse nas brasileiras. Claro, existem aqueles que trabalham direito".

Kombi completou 60 anos de Brasil em 2017

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