Topo

Como é 'turbinar' um clássico Fiat 124 Spider com um motor de Ferrari

Fiat 124 Spider com motor de Ferrari - Reprodução
Fiat 124 Spider com motor de Ferrari Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/06/2020 13h38

Que tal pegar um carro leve e colocar um motorzão? Se você gosta de sentir um automóvel esperto nas mãos, certamente você já teve essa ideia. Mas executá-la não é tão fácil, como todos sabemos.

Entretanto, o proprietário de um Fiat 124 Spider 1986 - Johnny Fargas-Diaz - resolveu colocar este plano em prática com um motor Ferrari-Maserati F136.

Na disposição de V8 de 90 graus, este propulsor de 2001 está em modelos como Maserati Quattroporte, Alfa Romeo 8C e Ferrari 458. Outros motores foram cogitados, mas no fim a unidade F136 acabou vencendo por ser a melhor e mais legal. Seu preço foi de US$ 4 mil (pouco menos de R$ 21 mil na conversão atual).

O carro recebeu o apelido de "Tarântulo" (provavelmente em referência ao fato de o carro ser um Spider mais forte). O propulsor tem como alvo oferecer ao carro 500 cv de potência - uma grande melhora frente ao máximo de 120 cv oferecido pelo 124 Spider.

Obviamente mudanças no chassi e cortes tiveram que ser feitos para comportar a nova potência do carro. Um novo câmbio de seis marchas foi colocado acompanhando o motor maior, além de um outro radiador - que agora ocupa o porta-malas.

O visual também mudou um pouco do lado de fora, com faróis e lanternas traseiras mais novos, para-lamas mais largos e aberturas no porta-malas.

É possível acompanhar o progresso do carro no canal de YouTube de Fargas-Diaz.