PUBLICIDADE
Topo

Novo BMW M4 surge sem disfarces em registros do INPI no Brasil

Nova geração do BMW M4 deve ser apresentada apenas em setembro - Reprodução/INPI
Nova geração do BMW M4 deve ser apresentada apenas em setembro
Imagem: Reprodução/INPI

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/06/2020 06h00

Resumo da notícia

  • Desenho foi registrado na base de dados do INPI no Brasil
  • Cupê será revelado apenas em setembro, juntamente com novo M3
  • Novo M4 terá design polêmico e versões com até 510 cv

A base de dados do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) costuma ser um bom lugar para descobrir segredos automotivos.

É lá onde são registrados desenhos industriais de modelos que podem ser lançados no mercado brasileiro. Outras vezes, porém, os registros são feitos apenas de forma preventiva para impedir cópias não autorizadas.

Não parece ser o caso do desenho deste cupê da BMW. Tudo indica que se trata do novo M4, conhecido pelo codinome G82.

O carro é segredo até mesmo na Alemanha - ou quase isso, já que algumas imagens vazadas revelaram parte do design do modelo.

Mesmo assim, até o mês passado ele ainda estava sendo testado com uma pesada camuflagem - como neste vídeo que mostra o protótipo no circuito de Nürburgring.

Linhas nada discretas

Projeção do BMW M4 - Reprodução/Andrei Avarvarii - Reprodução/Andrei Avarvarii
Projeção indica que M4 terá estilo bastante agressivo na dianteira
Imagem: Reprodução/Andrei Avarvarii

A versão esportiva será baseada no novo Série 4, apresentado mundialmente há algumas semanas. A nada discreta grade frontal presente no modelo também estará no M4, juntamente com um para-choque com linhas bem agressivas.

É o que podemos conferir na projeção feita pelo designer Andrei Avarvarii.

Em entrevista à revista "Car", o chefe da divisão BMW M, Markus Flasch, revelou que o motor da dupla de esportivos será o mesmo 3.0 biturbo de seis cilindros que equipa os SUVs X3 e X4 Competition. Dentro da empresa, ele é conhecido como S58.

Novo BMW Série 4 - Divulgação - Divulgação
Estilo ousado do novo Série 4 será potencializado no M4
Imagem: Divulgação

No caso do M4 (e também do M3), a BMW oferecerá duas variações: 480 cv nas versões "convencionais" e 510 cv nas configurações Competition.

A transmissão é automática de oito velocidades, mas, ainda falando para a "Car", o executivo confirmou outros detalhes - pelo menos para o M3.

"Pense no sistema de tração integral do M5 - nós também conseguimos colocá-lo no M3. Será bem parecido. Mas também teremos carros com tração traseira, mais voltados para os puristas e com câmbio manual", declarou.

A volta do CSL

BMW 3.0 CSL - DW Burnett/Hagerty - DW Burnett/Hagerty
Clássico BMW CSL fez sucesso nos anos 70
Imagem: DW Burnett/Hagerty

De acordo com o "BMW Blog", as nomenclaturas CS e CSL podem ser ressuscitadas para designar versões mais radicais. Os dois acrônimos surgiram nos anos 70, quando a marca lançou os modelos E9 3.0 CS e CSL.

O segundo, inclusive, teve apenas 1.265 unidades produzidas em 1972 por se tratar de uma série de homologação para disputa do Campeonato Europeu de Turismo.

Os novos M3 e M4 devem ser apresentados em setembro deste ano. A produção deve ser iniciada dois meses depois e as primeiras unidades serão entregues apenas em 2021, mesmo ano em que os carros devem chegar ao mercado brasileiro.