Nissan vai fechar fábrica na Espanha e lançar 12 modelos até 2022
Resumo da notícia
- Decisões fazem parte de plano estratégico válido até 2023
- Empresa pretende obter 5% de lucro operacional no período
- Nissan concentrará esforços nos mercados de Japão, China e América do Norte
A Nissan anunciou hoje (28) um plano estratégico com o intuito de atingir 5% de lucro operacional e 6% de participação de mercado global até 2023.
Para tanto, a empresa pretende "reduzir custos fixos racionalizando sua capacidade produtiva, a linha de produtos e os gastos".
A Nissan pretende concentrar seus esforços nos mercados do Japão, China e América do Norte, nos quais a empresa possui forte presença.
Entre as medidas mais importantes, a fabricante decidiu reduzir seu portfólio global em 20% (reduzindo de 69 para 55 modelos), lançar 12 modelos em 18 meses e fechar fábricas em Barcelona (Espanha) e na Indonésia. A Nissan também vai se retirar da Coreia do Sul, enquanto a Datsun (marca de baixo custo nos moldes da Dacia) deixará a Rússia e vai operar apenas na Índia.
"Nosso plano de transformação pretende garantir um crescimento sustentável em vez de metas excessivas de aumento de vendas. Agora vamos concentrar nossos esforços em nossas competências e melhorar a qualidade do nosso negócio, mantendo a disciplina financeira e focando no lucro líquido por unidade para atingir a rentabilidade", concluiu Makoto Uchida, CEO da Nissan.
Quais serão os 12 lançamentos?
A fabricante exibiu um vídeo teaser ao final da apresentação, no qual revela os 12 lançamentos que serão realizados até 2022. São eles:
Ariya: crossover com ares de SUV baseado no conceito exibido no Salão de Tóquio de 2019
Armada: nova geração do SUV desenvolvido especialmente para os Estados Unidos
Frontier: picape, possivelmente nome a ser atribuído à nova picape grande da marca na América do Norte; trata-se do mesmo nome dado à picape média vendida no Brasil
Kicks: reestilização do SUV compacto lançado no Brasil em 2016
Navara: nova geração da picape conhecida como Frontier em mercados como a América Latina
Note: nova geração do monovolume que é o carro mais vendido da Nissan no Japão
Pathfinder: nova geração do SUV vendido na América do Norte, Ásia e alguns mercados do Leste Europeu
Qashqai: SUV vendido em mercados da América do Norte, Europa e China
Rogue: SUV vendido na América do Norte como uma variação do X-Trail
Terra: nova geração do SUV de porte médio/grande baseado na picape Frontier
X-Trail: nova geração do SUV médio que pode ser vendido no Brasil
Z: nova geração de um dos esportivos mais conhecidos da Nissan
E o Brasil?
Pouca coisa foi dita a respeito das operações na América do Sul. A empresa citou apenas que aproveitará a aliança com a Renault para assegurar que a Nissan esteja em um "nível operacional apropriado" na região.
Na prática, isso garantiria a existência da planta de Resende, que atualmente fabrica os modelos March, Versa e Kicks. Sua importância dentro do grupo, inclusive, se tornaria ainda maior, já que a aliança Renault-Nissan afirmou que pretende dividir a produção de seus modelos em duas fábricas no Brasil. A fábrica do RIo de Janeiro ficaria com os SUVs, como o Kicks.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.