PUBLICIDADE
Topo

HB20 Sport é nova opção esportivada; relembre 5 versões especiais do hatch

HB20 R Spec Limited foi a única série numerada do hatch até hoje - Divulgação
HB20 R Spec Limited foi a única série numerada do hatch até hoje
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Modelo teve várias séries limitadas e versões ao longo de quase oito anos
  • Duas versões do hatch com visual esportivo já foram vendidas: Spicy e R Spec
  • Série 1 Million trazia pulseira que substituia chave presencial

O HB20 Sport é a primeira novidade da linha desde a estreia da segunda geração do hatch no fim de 2019. Assim como acontece na maioria dos casos, a versão aposta no visual esportivo.

A novidade é só mais uma entre várias configurações que o campeão de vendas da Hyundai teve em quase oito anos de mercado no país. UOL Carros lista abaixo cinco versões e séries especiais do modelo lançadas no Brasil desde 2012.

Copa do Mundo FIFA

HB20 Copa do Mundo teve duas edições especiais - Divulgação
HB20 Copa do Mundo teve duas edições especiais
Imagem: Divulgação

Patrocinadora oficial da Copa do Mundo, a Hyundai não perdeu a chance de associar seu compacto ao torneio organizado pela FIFA.

Assim nasceu o HB20 Copa do Mundo FIFA, que já teve duas edições: uma em 2014 e outra quatro anos depois. Ambas traziam como diferencial a central multimídia com TV digital, sendo que a série limitada de 2018 vinha com uma réplica da bola utilizada nos gramados russos.

Spicy

Spicy foi a primeira "versão esportivada" do HB20 - Divulgação
Spicy foi a primeira "versão esportivada" do HB20
Imagem: Divulgação

Em março de 2015, o HB20 ganhou sua primeira versão esportiva. O HB20 Spicy trazia um novo kit aerodinâmico, com saias laterais, grade pintada na cor preta brilhante e spoiler traseiro na cor preta.

O carro ainda vinha com faróis com máscara negra, rodas de liga leve pintadas na cor grafite, capas dos espelhos retrovisores na cor preta, aplique na cor preta com acabamento fosco na placa traseira e emblema Spicy nos para-lamas.

Ocean

Série Ocean homenageava as praias brasileiras - Divulgação
Série Ocean homenageava as praias brasileiras
Imagem: Divulgação

O HB20 Ocean foi lançado em julho de 2016 como um tributo às praias brasileiras. Foram produzidas 6 mil unidades nas carrocerias hatch e sedã. Sem muitos itens estéticos que o diferenciavam do restante da gama (o principal deles era a grade frontal da versão R Spec), o carro vinha com central multimídia, rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento diamantado, bancos revestidos em couro com costuras vermelhos e emblemas alusivos à versão.

R-Spec Limited

HB20 R Spec Limited foi inspirado no conceito D Spec - Divulgação
HB20 R Spec Limited foi inspirado no conceito D Spec
Imagem: Divulgação

A série R Spec Limited estreou em janeiro de 2018 e foi limitada a 600 unidades. Inspirada no conceito D Spec, exibida no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, o carro trazia pequenas mudanças em relação ao modelo normal, como rodas de liga leve de 15 polegadas de desenho exclusivo e pintadas na cor preta, saias laterais e spoiler traseiro.

Vários elementos foram pintados de preto brilhante, como as molduras da grade hexagonal e dos faróis de neblina. As pinças de freio são pintadas de vermelho. Os bancos de couro são totalmente vermelhos com costura preta e o logotipo R spec gravado nos apoios de cabeça dianteiros. Mas, assim como a versão R Spec e a atual Sport, o motor era o mesmo 1.6 16V de 128 cv.

1 Million

HB20 1 Million tinha pulseira que substituía a chave presencial - Divulgação
HB20 1 Million tinha pulseira que substituía a chave presencial
Imagem: Divulgação

Como o nome sugere, a série especial lançada em agosto de 2018 celebra a marca de 1 milhão de veículos produzidos na fábrica de Piracicaba (SP).

O detalhe é que a marca não leva em conta apenas a linha HB20, e também o Creta, que também é feito lá. De toda maneira, o HB20 1 Million teve 2.500 unidades produzidas, sendo 1.200 do hatch e as 1.300 restantes do sedã. Os modelos saíam de fábrica com a Hyundai Key Band, uma chave presencial no formato de pulseira que podia destravar as portas e dar a partida do motor sem a necessidade da chave. Além disso, ela também funciona como smartwatch.

Meu carro