PUBLICIDADE
Topo

Fenabrave: problemas na implantação da Placa Mercosul fizeram mercado cair

Problemas na transição para novo padrão veicular paralisaram emplacamentos de carros novos na virada de janeiro para fevereiro - Dikran Junior/Futura Press/Folha
Problemas na transição para novo padrão veicular paralisaram emplacamentos de carros novos na virada de janeiro para fevereiro Imagem: Dikran Junior/Futura Press/Folha

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/02/2020 15h08

A implantação da placa Mercosul no final de janeiro, que apresentou problemas em São Paulo e teve de ser adiada em cinco outros Estados, causou a queda no mercado de carros de passeio em janeiro.

A avaliação é de Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, a federação que representa as concessionárias. De acordo com o dirigente, no mês passado deixaram de ser emplacados em todo o Brasil cerca de 9.000 carros por conta nessa transição, a maior parte deles no Estado Paulista.

Por conta disso, na comparação com janeiro de 2019, os emplacamentos de veículos leves tiveram uma queda de 5,62%. Caso essas unidades tivessem sido licenciadas, o mercado de carros de passeio teria tido alta de 1%, declarou hoje o presidente da federação.

Os emplacamentos de veículos zero-quilômetro, considerando todos os segmentos, somaram 298.417 unidades - queda de 19,52%, na comparação com dezembro do ano passado, quando foram licenciados 370.776 veículos.

Já em relação a janeiro de 2019, quando 303.295 unidades foram emplacadas, houve queda de 1,61%.

"Observamos, em janeiro, os reflexos da sazonalidade de compras, realizadas em dezembro, tipicamente, um mês muito forte, já que as marcas oferecem promoções antes do Natal. Além disso, a implantação das novas placas do Mercosul, em São Paulo, acabou represando a compra e emplacamentos veículos", comentou.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Meu carro