Topo

Donos de Onix reclamam de vazamento de óleo de câmbio e problemas elétricos

Proprietários também apontam pequenas falhas em grupos de discussão nas redes sociais - Murilo Góes/UOL
Proprietários também apontam pequenas falhas em grupos de discussão nas redes sociais
Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Novo problema foi descoberto ao realizar troca de parte da tubulação do combustível
  • Oficina reapertou parafusos e não deu mais explicações sobre o vazamento
  • Donos também apontam pequenas falhas elétricas em alguns carros

Parece que o vazamento de combustível não é o único problema recente do Onix.

Relatos de proprietários em grupos de discussões nas redes sociais indicam casos de vazamento de óleo do câmbio e outras falhas relacionadas à transmissão em algumas unidades.

Davi Ramos, de São Bernardo do Campo (SP), é taxista e usa seu Onix Plus 1.0 para trabalhar em São Paulo. Levou seu carro ontem (6) à concessionária para substituir um trecho da tubulação da alimentação de combustível - problema que a GM não considera como um recall. Foi aí que descobriu um vazamento de óleo do câmbio.

"O atendimento da concessionária foi bom, tanto que eu já havia agendado o serviço e o gerente da oficina me orientou a voltar quando o tanque estivesse mais vazio para não perder combustível, sem necessidade de agendamento. Porém, não houve justificativa em relação ao vazamento do óleo do câmbio e simplesmente apertaram dois parafusos. Até perguntei se não havia torque correto para parafusá-los, mas ele usou a chave de boca mesmo para realizar o serviço. Me aconselharam a ficar atento e retornar caso o vazamento persistisse", afirmou.

Até agora, Davi disse que não houve novos vazamentos e, apesar dos inconvenientes, ele se diz feliz com a aquisição.

"Achei o carro um pouco fraco em baixas rotações e o consumo também está um pouco elevado, com média de 8 km/l com gasolina - justamente a mesma marca que consigo com etanol. Mesmo assim, estou satisfeito (com o carro) e acredito ter feito uma boa compra! Está se mostrando um bom carro e tem bom custo-benefício comparado aos outros da mesma faixa de preço", analisou.

Outro usuário relatou que levou seu carro à concessionária após o "acendimento da luz da injeção eletrônica no painel". A orientação que recebeu é de que a "caixa de câmbio deveria ser trocada". Os testes realizados na oficina da revenda indicaram que o nível do óleo "estava uns 500 ml abaixo do especificado".

Procurada pela reportagem de UOL Carros, a assessoria de imprensa da General Motors do Brasil diz que está avaliando o caso de Davi. As informações serão atualizadas assim que houver uma resposta oficial.

Outros problemas

Pequenas falhas elétricas também aconteceram em algumas unidades, conforme relatos dos usuários. Há casos de desprogramação dos comandos dos vidros elétricos, chave presencial que não é reconhecida ao apertar o botão de partida, limpador de para-brisa que é ligado sozinho ao passar por buracos e desníveis e relatos de travamento da central multimídia MyLink ou de aplicativos de smartphones quando os aparelhos são pareados.

Porém, a maioria das ocorrências parece fácil de resolver. Seja com uma rápida reprogramação ou apenas desinstalando os aplicativos que entram em conflito com a central multimídia do carro, na maioria dos casos, os próprios usuários dos grupos já têm alternativas para sanar os inconvenientes.