PUBLICIDADE
Topo

Na Garagem


Rosie dos Jetsons? Toyota usa mundo virtual para treinar robôs domésticos

Do UOL

Em São Paulo (SP)

06/12/2019 15h08

Você se lembra da carismática robô Rosie do desenho "Os Jetsons"? Aquilo, que parecia uma realidade distante, pode estar mais próximo do que você achava.

A Toyota está treinando robôs para a realização de simples tarefas domésticas. Por meio de seu instituto de pesquisa (TRI), a fabricante chegou à conclusão de que é possível ensinar os robôs a fazer o necessário utilizando realidade virtual.

O sistema permite que um humano veja o que o robô está vendo em tempo real, e o ensine a fazer coisas como segurar alças e abrir portas. Desta maneira, o robô pode entender cada objeto além de se comportar de maneira flexível, não precisando de um mapa da residência para se locomover, já que entende os objetos à sua volta.

O conhecimento obtido no treinamento pode também ser passado a uma frota de robôs.

O sistema ainda não está perfeito, com a Toyota dizendo que criou apenas protótipos de pesquisa e não conceitos de produtos. Ainda assim, um sistema de realidade virtual pode mudar como os robôs assimilam conhecimento.

Confira mais no vídeo abaixo (em inglês):

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Na Garagem