Topo

Cultura do carro


Cadê a garagem do Toretto? Fizemos um 'tour' Velozes e Furiosos por L.A.

Casa de Dom e Mia está levemente descaracterizada - Vitor Matsubara/UOL
Casa de Dom e Mia está levemente descaracterizada
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

23/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Maioria dos lugares é aberto ao público e fãs marcam presença diariamente
  • Toretto's Market é um mercadinho tombado pela prefeitura de Los Angeles
  • Casa de Dom e Mia existe de verdade e fica a poucos metros do mercado

Lá se vão 18 anos desde o lançamento de "Velozes e Furiosos" nos cinemas do mundo inteiro. Mesmo assim, a legião de fãs da interminável saga de ação parece crescer a cada dia. A franquia já deu origem a praticamente todo tipo de produto licenciado, desde brinquedos até atração em parque de diversões.

UOL Carros aproveitou a estadia na Califórnia para visitar alguns dos lugares mais icônicos retratados no filme de 2001. E caso você ainda tenha dúvida, sim, eles existem mesmo - e quase todos são locais públicos que qualquer pessoa pode visitar.

"Ninguém gosta do atum"

Mercado de Dom Toretto se chama "Bob's Market" na vida real - Vitor Matsubara/UOL
Mercado de Dom Toretto se chama "Bob's Market" na vida real
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Nossa primeira parada foi no Bob's Café. Este simpático mercadinho foi inaugurado em 1913 por George F. Colterison e classificado como patrimônio histórico de Los Angeles em junho de 1979. O local onde "ninguém gosta do atum" foi quase inteiramente modificado por dentro e ganhou um balcão com alguns bancos que nunca existiram na vida real.

Até o nome foi alterado para "Toretto's Market & Cafe". A fachada também foi sutilmente personalizada para o filme e pode ser vista em uma das primeiras cenas do longa, na qual Brian estaciona sua picape Ford F-150 vermelha antes da chegada dos amigos de Dom.

Cadê a garagem?

Alguns metros dali, na East Kensington Road, fica a casa onde moram Dominic Toretto, vivido por Vin Diesel, e sua irmã Mia (Jordana Brewster). O diretor Rob Cohen pintou toda a casa de branco para destacar as cores vibrantes dos carros tunados dos amigos de Toretto.

Garagem onde ficava Charger de Toretto foi demolida - Vitor Matsubara/UOL
Garagem onde ficava Charger de Toretto foi demolida
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Já a garagem onde o Dodge Charger R/T preto ficava guardado no primeiro filme foi demolida após as filmagens do primeiro filme, e precisou até ser reconstruída para aparecer em outros episódios da saga. Importante: caso você vá visitar o local (que já virou atração turística em Echo Park) lembre-se que há moradores na casa. Respeitar a privacidade alheia é sempre bom.

Entrada restrita

O terceiro ponto de visitação é o Dodgers Stadium, estádio onde joga o time de beisebol Los Angeles Dodgers. O local, porém, não é aberto a visitação, tanto que UOL Carros não conseguiu entrar no famoso estacionamento onde Brian O'Conner (Paul Walker) faz manobras com o Mitsubishi Eclipse verde.

A dica é aproveitar um dos dias de tour guiado pelo estádio para tentar entrar no lugar e fazer algumas fotos.

O Japão é aqui

Caso você tenha tempo vale a pena ir lá o bairro de Downtown. Lá estão duas locações da saga "Velozes e Furiosos".

O primeiro local fica na 700 Wilshere Boulevard, bem no coração financeiro de Los Angeles. No meio de vários edifícios comerciais está o cruzamento onde foi filmada uma das cenas mais famosas de "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio": o zerinho que Han (Sung Kang) faz com seu Mazda RX-7 em volta do carro de duas garotas.

Cruzamento da Wilshere Blvd. foi descaracterizado para as filmagens - Vitor Matsubara/UOL
Cruzamento da Wilshere Blvd. foi descaracterizado para as filmagens
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Ao contrário do que a maioria poderia pensar, porém, a cena não foi filmada em Tóquio, e sim na Califórnia. Os produtores tiveram o cuidado de ambientar os arredores com placas escritas em japonês e muitas luzes para simular o ambiente psicodélico da capital japonesa. Parece que deu certo.

Na 777 Alameda Street fica o galpão que aparece na corrida de rua disputada a noite no primeiro filme. A cena mostra vários carros estacionados entre dois prédios, mas o local atualmente está quase irreconhecível. Apenas os prédios de pé indicam que o lugar é o mesmo das filmagens.

Tabela Fipe

Você sabe quanto variou o preço do seu carro nos últimos meses?

Tradutor: Visitamos locais de gravação de "Velozes e Furiosos" em L.A.

Cultura do carro