Topo

Prêmio UOL Carros 2018: Veja os finalistas em 8 categorias

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/11/2018 10h00Atualizada em 20/11/2018 17h06

2ª edição traz ainda voto popular para o "Destaque do Salão"

Com a chancela de ser realizado pela equipe editorial da maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, o Prêmio UOL Carros chega à segunda edição, novamente com o objetivo de prestigiar, mais do que lançamentos do mercado automotivo brasileiro (em oito categorias, incluindo o "Destaque do Ano"), também projetos de mobilidade, ações de sustentabilidade e tecnologias que movimentaram o setor.

São oito categorias definidas pelo voto de júri especializado: "Destaque do Ano" (a principal categoria), "Sustentabilidade", "Mobilidade", "Melhor Tecnologia/Inovação", "Melhor Importado", Melhor SUV Nacional", "Melhor SUV Importado" e "Melhor Picape". Em cada categoria, são cinco finalistas. O anúncio oficial dos finalistas será feito também durante o Salão do Automóvel, nesta quarta-feira (14), das 14h às 19h, no São Paulo Expo, no estande de UOL Carros.

Além disso, em ano de Salão do Automóvel de São Paulo, temos a escolha do "Destaque do Salão do Automóvel 2018". É uma categoria singular, por contar com o voto popular diretamente no estande de UOL Carros. Há ainda a escolha do júri do "Destaque do Salão do Automóvel 2018".  

Altamente especializado, o júri é composto por nove jornalistas renomados do eixo Rio-SP e também do Nordeste. São eles: Eugênio Augusto Brito (jornalista, editor de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Andre Deliberato (jornalista, engenheiro, editor-assistente de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Leonardo Felix (repórter de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Vitor Matsubara (repórter de UOL Carros), Murilo Góes (editor de imagens de UOL Carros), Joel Leite (colunista de UOL Carros, radialista, especialista em Meio Ambiente e Semiótica), Benê Gomes (jornalista, editor do programa Auto+), Jorge Moraes (jornalista, influenciador digital, editor do Diário de Pernambuco, apresentador, colunista da rádio CBN/PE) e Fernando Miragaya (jornalista, editor do Autorama Podcast, colaborador do UOL, ex-editor dos jornais Globo, Extra, Estadão).

A festa de premiação e a entrega de troféus aos vencedores será feita no dia 27 de novembro, na cidade de São Paulo, além de ter cobertura total na página oficial de UOL Carros, com o objetivo de reunir as principais empresas e equipes que movimentaram o setor automotivo este ano.

Na edição 2017 do Prêmio UOL Carros (veja aqui os vencedores daquela primeira edição), executivos das cinco montadoras premiadas (Volkswagen, Nissan, Peugeot, Audi e Chevrolet), além de representantes do UOL e convidados participaram da cerimônia de premiação. Na ocasião, André Vinícius, diretor executivo de publicidade do UOL, afirmou que a premiação ruma para ser uma das mais importantes da indústria automotiva: "Estamos muito felizes em realizar este prêmio com a curadoria da redação e outros especialistas no segmento. UOL Carros é hoje uma das principais referências do segmento automotivo".

Confira abaixo todos os indicados para 2018, ordenados alfabeticamente dentro das categorias:

Destaque do Ano

- Citroën C4 Cactus
- Fiat Cronos
- Ford Ka 2019
- Toyota Yaris 
- Volkswagen Virtus

Mobilidade

- Acessibility Mat -- Ford do Brasil: tapete do Ecosport é redesenhado para servir de rampa de acesso a cadeirantes. 
- Eletrovia Paraná -- Copel/Itaipu Binacional/ABB: dois postos (Curitiba e Paranaguá) de oito previstos de Leste (porto) a Oeste do Paraná (tríplice fronteira).
- Eletrovia Rio-SP -- BMW/Postos Ipiranga/EDP: seis postos ligando as duas maiores cidades do país.
- Biomob -- Nissan do Brasil/Biomob/L’Oreal: aplicativo de mapeamento social de estabelecimentos acessíveis a PCD.
- Volvo Eletropontos -- Volvo/Rede Iguatemi Shopping/Grupo Pão De Açucar/Efacec: 250 postos de recarga para eletrificados pelo país, 125 disponíveis em 2018.

Sustentabilidade

- Programa de Biodiversidade -- FCA/Tamar: apoio logístico ao projeto de preservação tartarugas marinhas no Nordeste.
- Fábrica verde de Gravataí (RS) -- General Motors: fabricante recebe Certificação Internacional de Gestão de Energia.
- Pró Verde/Pró Brasil -- HPE Brasil/Mitsubishi: nos 15 anos das principais competições de rali apoiadas pela fabricante, integrou competição e ações sociais, com replantio de vegetação em Catalão (GO), e distribuição de alimentos a famílias nos percursos por todo o Brasil. Em 2018 serão plantadas 3 mil mudas e serão doadas 50 toneladas de alimentos.
- Híbrido Flex -- Toyota: desenvolvimento de motor híbrido que usa tanto gasolina, quanto etanol, aqui no Brasil.
- Certificação de Gestão Energética em São Bernardo do Campo (SP) -- Volkswagen: redução de consumo de energia na fabricação de carros em 10% e Certificação Internacional de Gestão de Energia.

Melhor Tecnologia/Inovação

- BMW i3 2019: renovação do modelo eletrificado de autonomia ampliada.
- Mercedes-Benz C 200 EQ Boost: primeiro mild-hybrid vendido no Brasil.
- Renault Kwid -- K-Commerce: processo de venda 100% online do modelo compacto.
- Volkswagen Virtus -- Manual cognitivo: manual do proprietário troca o formato de papel por formato digital disponível através de app e interface interativa.
- Volvo XC40: modelo semi-autônomo mais barato do país.

Melhor Importado

- BMW X2
- Ford Mustang 2019
- Peugeot 5008
- Volkswagen Jetta 2019
- Volvo XC40

Melhor SUV Nacional

- Caoa-Chery Tiggo 2
- Citroën C4 Cactus
- Ford Ecosport Storm
- Honda HR-V 2019
- Jeep Renegade 2019 

Melhor SUV Importado

- Jaguar E-Pace
- Lifan X80
- Mitsubishi Eclipse Cross 
- Porsche Cayenne
- Volkswagen Tiguan AllSpace

Melhor Picape

- Chevrolet S10 Midnight
- Fiat Toro Endurance
- Nissan Frontier 2019
- Toyota Hilux 2019
- Volkswagen Amarok V6

Prêmio UOL Carros 2017 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Troféus do Prêmio UOL Carros; em 2018, são oito categorias gerais, além do "Destaque do Salão"
Imagem: Murilo Góes/UOL