Salão de Elétricos vazio prova que ainda ignoramos carro "verde"
O 12º Salão de Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece esta semana no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, tem como principal objetivo, de acordo com os organizadores, "discutir entre os grandes experts do setor" a melhor forma de encarar o novo cenário do mercado da mobilidade, cada vez mais competitivo e globalizado, orientado principalmente por novos comportamentos do consumidor.
Para celebrar a abertura, nesta quinta-feira (1º), participaram da solenidade o presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Ricardo Guggisberg; vice-presidente da Anfavea (Associação dos Fabricantes), Ricardo Bastos; presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), Edson Orikassa; e o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto.
Foco no outro Salão
Mas apesar das conferências e cerimônias realizadas nesta quinta e sexta-feira, o resultado não foi exatamente como se esperava: estandes e estacionamento vazios e expositores ociosos eram comuns no pavilhão da zona norte de São Paulo, que atraiu pouquíssimos visitantes.
Até mesmo fabricantes com portfólio de veículos "verdes" já à venda no Brasil, como o grupo Renault-Nissan e BMW, tiraram o pé e não compareceram a esta edição do evento, ao contrário do que se viu em anos anteriores. Por conta da crise, as marcas desta vez preferiram concentrar o foco do segundo semestre no Salão de SP, que acontece em novembro.
Apenas a Toyota, que propôs reformulações ao Prius recentemente, marcou presença -- justamente por causa da nova geração do híbrido, seu estande era um dos mais movimentados durante esta sexta, ao menos enquanto a equipe de UOL Carros esteve no local.
Táxi elétrico
A surpreendente marca chinesa BYD apresentou o E6, um carro 100% elétrico que começará a fazer corridas de táxi em São Paulo -- o mesmo carro já faz esse serviço em outras cidades, como Campinas (SP). A Nissan foi outra empresa que também fechou acordo com a prefeitura de SP, em 2012, ao ceder algumas unidades do Leaf para a mesma tarefa.
O E6, que tem um quê de Fiat Stilo, pode rodar cerca de 300 km com uma carga de bateria -- que a marca garante que pode se recarregada em duas horas.
Enxerga o veículo elétrico como futuro ou simplesmente é fã de novas tecnologias? Ainda há chance visitar: o 12º Salão latino-americano de Veículos Elétricos acontece até este sábado (3), no pavilhão amarelo do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP), das 12h às 20h. A entrada é gratuita, mas o estacionamento custa R$ 40.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.