Nissan Kicks será 1º SUV nacional a ter selo de eficiência do Inmetro

A Nissan bem que tentou guardar segredo, mas a lista oficial do Conpet (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) entregou o jogo: o suvinho Kicks chegará ao mercado em agosto como um dos únicos utilitários-esporte do mercado a receber o selo de eficiência energética do Inmetro.
O outro modelo do segmento a contar com a regalia é o Suzuki S-Cross, importado. Por ora Kicks também virá de fora, mais precisamente do México, mas UOL Carros apurou que os índices de consumo e emissões auferidos pelo órgão serão mantidos com a chegada da configuração nacional, em 2017.
Isso significa que, não havendo mudanças até o início da montagem em Resende (RJ), o Kicks será o primeiro SUV produzido no Brasil a ter o selo oficial do governo atestando sua eficiência em consumo e emissão de poluentes.
O Inmetro concedeu ao jipinho, na versão SL 1.6 CVT, notas A no segmento e B em comparação geral e absoluta. O líder Honda HR-V 1.8 CVT, por exemplo, alcançou respectivamente A e C, mesmas notas dada a praticamente toda a gama do Ford EcoSport, ao Renault Duster 1.6/2.0 manuais e ao Peugeot 2008 1.6 aspirado/turbo manuais.
Jeep Renegade 1.8 manual foi avaliado com B e C, assim como o Peugeot 2008 automático de quatro marchas. Entre os suvinhos feitos aqui, o Renault Duster 2.0 automático registrou o pior desempenho: B e D.
Quanto o Kicks bebe
Ainda de acordo com o Conpet, o Kicks é capaz de fazer 8,1 e 9,6 km/l se abastecido 100% com etanol, nos respectivos ciclos de cidade e estrada. Com gasolina, a média alcançada chegou a 11,4 e 13,7 km/l.
Confira nas tabelas abaixo um comparativo com os concorrentes diretos da versão testada, sempre de acordo com os dados oficiais do Inmetro:
+NISSAN KICKS SL 1.6 CVT
Etanol: 8,1 e 9,6 km/l (cidade e estrada)
Gasolina: 11,4 e 13,7 km/l
+HONDA HR-V EXL 1.8 CVT
Etanol: 7,1 e 8,5 km/l
Gasolina: 10,5 e 12,1 km/l
+JEEP RENEGADE SPORT 1.8 AT6
Não possui dados no Inmetro
+RENAULT DUSTER 1.6 DYNAMIQUE MT
Etanol: 6,6 e 7,4 km/l
Gasolina: 9,5 e 10,7 km/l
+FORD ECOSPORT SE 1.6 POWERSHIFT
Etanol: 6,6 e 8,0 km/l
Gasolina: 9,7 e 11,5 km/l
+PEUGEOT 2008 1.6 AT4 GRIFFE
Etanol: 6,8 e 7,9 km/l
Gasolina: 9,4 e 11,0 km/l
Configuração única
UOL Carros também pode afirmar que, por enquanto, o Kicks mexicano será oferecido apenas em versões munidas de motor 1.6 de 114 cv e acoplada à transmissão continuamente variável.
Vai faltar fôlego? Fontes consultadas pela reportagem garantem que não, porque o grande trunfo do modelo será seu peso. Embora não haja números oficiais, a expectativa é de que o Kicks seja posicionado entre o March (950 kg) e o HR-V (1.265 kg), em faixa próxima a 1.100 quilos.
O comportamento, asseguram os informantes, será esperto como o do Versa 1.0 3-cilindros, o suficiente para rodar com conforto (mas sem empolgação) na cidade.
Derivações dotadas de câmbio manual e até mesmo propulsor maior (um 2-litros não cairia mal para agradar um público que quer desempenho na estrada) ficariam para o ano que vem, com início da produção local.
Em cima da versão única será preparada para o lançamento a série especial Kicks Rio, aos moldes do que já foi feito com o March: edição numerada e limitada a 1.000 unidades, decorada com adereços em alusão aos Jogos Olímpicos -- evento do qual ele será o "carro oficial".
March e Versa CVT
O Inmetro também divulgou o desempenho de March e Versa CVT no Conpet e, assim como no caso do Kicks, entregou quais versões serão equipadas com o câmbio.
Enquanto o hatch obteve 7,8/9,8 km/l com combustível vegetal (cidade/estrada) e 11,7/14,5 km/l quando bebeu o derivado do petróleo, o sedã atingiu 7,8/10,0 km/l e 11,6/14,1 km/l, respectivamente.
UOL Carros apurou que as versões constantes na lista serão mesmo aquelas oferecidas ao público a partir de junho: SV e SL, no caso do March, e SV, SL e Unique para o Versa.
Procurada, a assessoria da Nissan não confirmou todas as informações, limitando-se apenas a reconhecer a presença dos modelos na lista do Inmetro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.