Topo

Veja como é o Nissan Kicks real; SUV virá do México no início

SUV chega dia 2 de maio importado do México; depois, será feito no Brasil - Arte UOL Carros/Divulgação
SUV chega dia 2 de maio importado do México; depois, será feito no Brasil Imagem: Arte UOL Carros/Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/04/2016 14h37

Restando pouco menos de três semanas para sua apresentação, o SUV compacto Nissan Kicks teve sua primeira imagem real revelada nesta quarta-feira (20). E ficou bem próxima ao visual do carro-conceito mostrado durante o último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2014, felizmente.

Além da imagem, a Nissan confirmou duas informações antecipadas por UOL Carros: o Kicks começará a ser importado do México, como forma de antecipar a entrega do modelo. Há meta bastante arrojada: ser líder já em 2017 do segmento de SUVs compactos, daí a necessidade de não perder vendas desde o começo.

Só depois a produção para abastecimento local será feira em Resende (RJ), de onde saem March e Versa, com quem o Kicks divide componentes.

Nissan Kicks Concept - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Aqui, a frente do conceito: grade, capô e teto em cor chamativa estão mantidos
Imagem: Murilo Góes/UOL

Também foi confirmado que o Brasil será mesmo o primeiro mercado onde o Kicks será vendido. O lançamento do Kicks será feito em 2 de maio e o SUV deve chegar às lojas antes do início dos Jogos Olímpicos. A marca espera usar as Olímpíadas como forma de divulgar seus modelos: o Kicks, por exemplo, será "guarda-costas" da tocha olímpica no trajeto por mais de 300 cidades.

"A Nissan está preparando o Complexo Industrial de Resende para iniciar a produção de seu novo crossover compacto, o Nissan Kicks. Porém, [...] vai usar a experiência e capacidade de sua unidade industrial no México, uma das mais eficientes em todo o mundo, para antecipar a chegada do modelo ao mercado brasileiro com uma produção inicial dedicada exclusivamente para o Brasil. Assim, os consumidores brasileiros serão os primeiros no mundo a ter o Nissan Kicks já durante os Jogos Rio 2016", afirmou a empresa em comunicado enviado à imprensa especializada.

Traseira Kicks - Murilo Góes/Divulgação - Murilo Góes/Divulgação
Recorte da traseira já havia sido mostrado: tampa do porta-malas terá chapa em forma hexagonal ressaltada, como no conceito
Imagem: Murilo Góes/Divulgação
Pouco se perdeu

Carro-conceito e veículo real devem ter muita coisa em comum. É o que revela a imagem da frente real do Kicks, ainda que a imagem seja feita por GC (gráficos computadorizados). Infelizmente, não é possível ver para-choque e rodas.

March terá edição especial limitada a 1.000 carros para Olimpíadas - Divulgação - Divulgação
Grade da série limitada do march Rio 2016 dá ideia da grade do Kicks
Imagem: Divulgação
Da parte visível, porém, grade frontal em "U" seguida por capô com dublo vinco ajudaram a manter mantiveram o estilo do protótipo. O farol foi simplificado, mas isso era esperado, já que o showcar apresentava refletores avermelhados e guias de luz extremamente caras.

No carro real, porém, deve ser mantido o LED diurno em forma de guia de luz, pelo menos na versão mais cara. É solução semelhante àquela adotada pelo Ford Ecosport, mas que ainda não havia sido usada em modelos compactos da Nissan. Também não é algo visto em Jeep Renegade e Honda HR-V.

Também é possível notar na imagem que a grade frontal tem acabamento em preto brilhante e visual de colmeia formada por dezenas de hexágonos, como na série especial limitada do Nissan March Rio 2016. O conceito trazia o mesmo padrão de cor, mas aplicado a três barras horizontais.

Uma hipótese viável é que o Kinks também tenha uma série especial limitada de lançamento, a exemplo do March, mantendo uma grade frontal mais simples para versões comuns. Reforça esta hipótese o teto laranja, como no conceito, contrastando com o restante da carroceria.

Também esperamos que o Kicks de produção tenha o motor 1.6 flex, quatro-cilindros de 111 cavalos e 15,1 kgfm (gasolina ou etanol), bem como opção do câmbio CVT recentemente confirmado para March e Versa. Opção de motorização mais potente seria recomendável, mas ainda não foi confirmada.