Topo

HB20 1.0 mira no up! TSI e entra na onda do turbo por R$ 47.445

Hyundai HB20 1.0 Turbo: modelo ganha motor mais eficiente para melhorar consumo - Leonardo Felix/UOL
Hyundai HB20 1.0 Turbo: modelo ganha motor mais eficiente para melhorar consumo Imagem: Leonardo Felix/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/04/2016 15h13

A Hyundai respondeu à Volkswagen e lançou, nesta terça-feira (12), motor 1.0 turboflex de três-cilindros para a família HB20. Com 98/105 cv de potência (a 6.000 rpm) e 13,8/15 kgfm de torque (entre 1.550 e 4.500 giros), sempre na ordem gasolina/etanol, o HB20 Turbo promete ter dados de desempenho semelhantes aos do up! TSI e ocupará posição intermediária na gama, já que o 1.0 aspirado de 80 cv e o 1.6, também aspirado, de 128 cv (etanol).

A nova opção será oferecida em duas versões (Comfort Plus e Comfort Style), a partir de R$ 47.445. Nomes e pacotes de equipamentos seguirão os mesmos critérios do HB20 aspirado. Confira a lista completa de versões e preços para as configurações hatch e sedã (HB20S), já com as novas configurações incluídas:

+ HB20 1.0 Comfort -- R$ 40.545
+ HB20 1.0 Comfort Plus -- R$ 43.745
+ HB20 1.0 Comfort Style -- R$ 47.895
+ HB20 1.0 Turbo Comfort Plus -- R$ 47.445
+ HB20 1.0 Turbo Comfort Style -- R$ 51.595

+ HB20 1.6 Comfort Plus -- R$ 50.295
+ HB20 1.6 Comfort Style -- R$ 54.245
+ HB20 1.6 Comfort Plus A/T -- R$ 54.595
+ HB20 1.6 Comfort Style A/T -- R$ 58.545
+ HB20 1.6 Premium A/T -- R$ 61.545
+ HB20 1.6 Premium A/T (banco de couro e sistema blueMedia) -- R$ 65.635

Por que o HB20 virou um dos queridinhos do Brasil?

UOL Carros

+ HB20 1.0 Comfort Plus -- R$ 47.775
+ HB20 1.0 Comfort Style -- R$ 52.525
+ HB20S 1.0 Turbo Comfort Plus -- R$ 51.475
+ HB20S 1.0 Turbo Comfort Style -- R$ 55.225

+ HB20S 1.6 Comfort Plus -- R$ 54.125
+ HB20S 1.6 Comfort Style -- R$ 57.875
+ HB20S 1.6 Comfort Plus A/T -- R$ 58.425
+ HB20S 1.6 Comfort Style A/T -- R$ 62.175
+ HB20S 1.6 Premium A/T -- R$ 65.175
+ HB20S 1.6 Premium A/T (banco de couro e sistema blueMedia) -- R$ 68.895

HB20 ainda não conseguiu nota máxima em todos os testes de eficiência do Inmetro - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
HB20 ainda não conseguiu nota máxima em todos os testes de eficiência do Inmetro
Imagem: Leonardo Felix/UOL

Medalha de prata

Por ser mais pesado do que o up!, o HB20 não conseguiu obter pontuação máxima em todos os testes de eficiência energética do Inmetro, o chamado "triplo A". Com médias de 8,2 e 10,1 km/l nos respectivos ciclos de cidade e estrada, bebendo etanol, e de 11,6 e 14,3 km/l se abastecido com gasolina, o compacto tirou nota A em emissões e no comparativo do segmento, mas nota B no geral. Vale lembrar que o motor turbo do HB20 não é equipado com sistema de injeção direta de combustível, diferentemente do que acontece no modelo da Volkswagen.

O up! TSI, por exemplo, alcançou 16,1 km/l no programa com gasolina na estrada. O recorde, por enquanto, é do recém-lançado Peugeot 208 1.2 com motor de três-cilindros, que, mesmo naturalmente aspirado, atingiu 16,9 km/l nesse mesmo teste.

De qualquer forma, o objetivo da Hyundai é entregar um dos veículos com motor 1-litro mais espertos e eficientes do mercado. UOL Carros participa de test-drive com a nova configuração do hatchback e publica em breve suas impressões.

Sedã HB20S também recebe variante turbo; por enquanto, HB20X e R-Spec continuam sem - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Sedã HB20S também recebe variante turbo; por enquanto, HB20X e R-Spec não têm
Imagem: Leonardo Felix/UOL