Topo

Gol e Voyage "copiam" Fox e up! para voltar a vender; público avalia

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/02/2016 19h30

Ex-campeão de vendas e líder do mercado brasileiro por 27 anos, mas caindo no mercado há mais de dois anos, o Volkswagen Gol está de cara nova. Essa mudança segue o script antecipado por UOL Carros em abril do ano passado: temos leve reformulação externa e maiores novidades concentradas no interior, com conectividade e alterações mecânicas.

Preço do 1.0 começa em R$ 34.890. Configuração mais vendida parte de R$ 37.690, na versão Trendline que inclui os opcionais ar-condicionado, direção elétrica e pacote elétrico.

Você consegue perceber as mudanças? UOL Carros levou imagens da novidade às ruas para saber qual é a reação do público. Fica a pergunta: as mudanças bastam para que o hatch -- bem como sua configuração sedã, o Voyage -- voltarem a vender?

Design, motor e conectividade

Foi com base nestes três pilares que a Volkswagen afirmou ter desenvolvido Novo Gol e Novo Voyage. Na linha 2017, o modelo aposenta de vez o antigo motor EA111, 1.0 de quatro cilindros, e passa a adotar o EA211 de três cilindros, que atualmente equipa a gama de Fox e up!, nas versões de entrada e intermediária. Na mais cara, o carro continua equipado com o defasado EA111 1.6, que deve ser substituído, nos próximos anos, pelo 1.0 TSI (turbo) de três-cilindros do up!. 

Por fora, o Gol recebe novidades visuais na frente e atrás: novos para-choques, grades e faróis e lanternas remodelados que, com auxílio de novos vincos, passam a sensação de que o carro ficou mais largo e esportivo. O Voyage também recebe as alterações tecnológicas e mecânicas, mas esteticamente apenas a dianteira recebeu por alterações, já que não há mudanças na traseira do sedã.