Fiat Tipo hatch faz testes em comboio no Brasil; veja flagra
Está certo que a Fiat segue em tocada acelerada para desenvolver a família do médio Tipo, cujo sedã já foi apresentado na Europa (o carro é feito, por ora, na Turquia). Enquanto alguns ainda falam em esboços e projetos do hatchback, UOL Carros traz o flagra do dois-volumes rodando. Detalhe: aqui no Brasil. E não uma só, mas várias unidades rodando em comboio. A expectativa é que a variante estreie no Salão de Genebra, em março.
O leitor Aroldo Ribeiro da Costa Filho flagrou a frota de Tipo rodando na Rodovia Anhanguera, na região de Santa Rita do Passa Quatro (SP). Já o internauta Gabriel Vinicius Sula avistou unidades ao lado do Estádio do Pacaembu, região central de São Paulo (SP), um dos pontos mais movimentados do país.
Questionada, a Fiat do Brasil reconhece o comboio e afirma que, além do modelo, também há SUVs da Maserati e modelos da Alfa Romeo no teste -- todos inéditos. Esta comitiva de carros do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) começou a rodar em testes pelo Brasil dentro de um programa internacional, comandado pela Europa. Os carros passarão também por estradas de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A montadora, porém, desconversa sobre o interesse dos modelos para o Brasil e diz que todos voltam de navio para a Europa após os testes.
De acordo com a empresa, todas as unidades fazem parte de um programa da Fiat EMEA (Europa, Oriente Médio e África) para testar os veículos em condições severas de temperatura, congestionamentos e em vias de má pavimentação -- características tradicionais do trânsito brasileiro.
Se os testes são duros, a concorrência também: além de Volkswagen Golf, o novo Fiat irá enfrentar Ford Focus, a nova geração do Chevrolet Cruze e também o sul-coreano Hyundai i30, em diversos mercados.
Além do hatch, outra configuração vista no Brasil é a perua Tipo, avistada pelos especialistas em flagrantes automotivos do Auto Segredos.
A volta do Tipo
Em 2015, a marca confirmou que um sedã destinado ao mercado turco, o projeto Aegea (lê-se "Egea" em português), seria vendido em outros países com o nome "Tipo", o mesmo utilizado pelo hatch vendido no Brasil entre 1993 e 1997.
Além da versão com três-volumes, a empresa também afirmou que a nova geração do Tipo teria configurações hatch e perua. Informações de mídias europeias afirmam que o modelo será produzido na fábrica da FCA em Goiana (PE), mas a Fiat do Brasil ainda desmente. Qualquer novidade só sairia das linhas locais em um ou dois anos.
Com 4,50 metros de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,48 m de altura, o sedã possui dimensões semelhantes às do atual Honda Civic, ou seja, se for vendido no Brasil, o modelo chegaria para disputar mercado com os tradicionais modelos do segmento de carros médios -- consequentemente, para substituir Bravo, Linea e Weekend, todos em final de ciclo.
As vendas do sedã começam na Europa em março, ao mesmo tempo em que as versões hatchback e station serão apresentadas no salão suíço.
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