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Brasil é apenas sétimo colocado global em venda de carros

Pátio da Renault, em São José dos Pinhais (PR): 2015 ainda deixa marcas - ALBARI ROSA/GAZETA DO POVO
Pátio da Renault, em São José dos Pinhais (PR): 2015 ainda deixa marcas Imagem: ALBARI ROSA/GAZETA DO POVO

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/01/2016 20h20

Com retração significativa nas vendas em 2015, o Brasil surge na sétima colocação consolidada nas apurações mensal e acumulada (desde janeiro) para vendas de carros da consultoria Jato Dynamics, que comparar os dados oficiais de associações de fabricantes de todo o mundo. Os dados ainda são referentes ao mês de novembro de 2015 e ao período de janeiro-novembro de 2015 na comparação com iguais períodos de 2014.

De acordo com a pesquisa, a posição do país no ranking global reflete "variações negativas de 32,3% no mensal [para novembro] e 24,2% no acumulado".

Não houve alterações entre os três primeiros colocados da lista, com China apresentando alta mensal de 15,4% (líder mensal e no acumulado), EUA em segundo lugar (subiu 1,1% no mensal e de 5,4% no acumulado) e Japão em terceiro lugar (queda de 6,6% na apuração mensal e 9% no volume acumulado).

Alemanha (quarta colocação), Índia (quinta posição) e Reuni Unido (sexto lugar) antecedem o Brasil em ambos os rankings.

Para os dados chineses, leva-se em consideração apenas o total de emplacamentos de carros de passeio. Para o restante dos países, incluindo Brasil, soma-se carros e veículos comerciais leves. África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Espanha, EUA, França, reino Unido, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia compõem o ranking.

Desempenho automotivo novembro de 2015 - Jacto Dynamics do Brasil/Novembro de 2015 - Jacto Dynamics do Brasil/Novembro de 2015
China cresceu 15%, enquanto Brasil caiu de 32% em novembro de 2015
Imagem: Jacto Dynamics do Brasil/Novembro de 2015

Volks ainda lidera

Por marcas, o Grupo Volkswagen teve quedas mensal e acumulada (1,9% e 2%, respectivamente), na esteira do escândalo com motores a diesel, mas ainda se manteve líder. O Grupo Toyota voltou a crescer, ainda que "timidamente" segundo a consultoria, e segue na 2ª colocação seguido por General Motors e Hyundai.