Duster Oroch avança sobre Strada Adventure partindo de R$ 62.290
Apenas 11 meses após revelar o protótipo no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014, a Renault lança nesta segunda-feira (28) a picape compacta-média Duster Oroch. Ainda que derivada do SUV pequeno, como o próprio nome aponta, a picape foi desenvolvida em conjunto pelos centros de projeto e design da Renault no Brasil e França (e não da romena Dacia, origem do Duster), e acaba sendo a primeira incursão da marca no segmento.
Parentesco explicado, é hora de dizer que a Duster Oroch tem como missão, especialmente pelo preço inicial de R$ 62.290, de enfrentar as picapes compactas Fiat Strada e Volkswagen Saveiro. O foco principal é roubar clientes das versões mais completas e de uso misto das picapes pequenas menores. Nada de aplicação apenas comercial, com configurações peladas, portanto. Mesmo a versão de topo da Oroch, posicionada em R$ 70.790, custa menos do que a Strada Adventure (R$ 70.957), o que confirma a estratégia agressiva da marca francesa.
O objetivo secundário, se possível, é tirar vendas de modelos médios como Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger e companhia.
De fato, é o primeiro modelo de uma nova categoria (que em breve receberá companhia de uma rival da Fiat), com ênfase na versatilidade que um modelo mais espaçoso que as picapes compactas e mais fácil de se dirigir e manobrar que as rivais médias pode ter. Assim, a Renault espera fincar sua bandeira em um nicho que responde por 80% das vendas no segmento de veículos comerciais leves -- ou 13% do total de automóveis emplacados no Brasil --, com 300 mil unidades ao ano, em média.
Versões, preços e pacotes
- Renault Duster Oroch Expression 1.6 16V Flex: R$ 66.290
Usa motor 1.6 de 110/115 cavalos de potência e torque de 15,1/15,9 kgfm, com gasolina e etanol, respectivamente, pareado a câmbio manual de cinco marchas. A lista de itens de série tem: airbag duplo e freios com ABS (antitravamento) obrigatórios, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor "Alumínio", alerta sonoro de luzes acesas, rádio CD/MP3 (3D Sound by Arkamys) com saída USB e conexão Bluetooth, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância, comando satélite de áudio e celular na coluna de direção, assento do condutor com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas (a 6 km/h), barras no teto, santantônio, protetor de caçamba.
São opcionais: retrovisores externos com regulagem elétrica e faróis de neblina a R$ 700.
- Renault Duster Oroch Dynamique 1.6 16V Flex: R$ 66.790
Adiciona ao pacote anterior o sistema Media NAV Evolution com tela sensível ao toque, faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor "Cinza Escuro", piloto automático/limitador de velocidade, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch.
Os opcionais são: bancos em couro, protetor frontal com faróis adicionais, alargador de para-lamas, capota marítima e grade de proteção do vidro traseiro.
- Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 16V: R$ 70.790
Traz o mesmo pacote da Dynamique 1.6, mas altera o trem-de-força: motor 2.0 16V com 143/148 cv, 20,2/20,9 kgfm e mais câmbio manual de seis marchas. O opcional do banco de couro sintético (R$1.700) eleva o preço ao máximo de R$ 72.490.
Conforme adiantado por UOL Carros no Salão de Buenos Aires, em junho, versões de topo com tração integral e transmissão automática devem chegar ao mercado só no ano que vem.
Como ficou
Além da óbvia caçamba se estendendo pela carroceria, com capacidade para 683 litros de carga, a picape Oroch se diferencia do SUV por ser mais comprida em 36 centímetros (são 4,69 metros) e ter mais espaço entre-eixos (2,82 m).
Além disso, os câmbios de cinco e seis marchas tiveram relações alongadas, sempre com objetivo de gastar menos combustível, enquanto a suspensão usa sempre o conjunto McPherson à frente e multi-braços nas rodas traseiras (trata-se do mesmo sistema da versão 4x4 do Duster), que garante mais conforto e firmeza tanto em pisos urbanos ou rodoviários, com ou sem carga na caçamba, segundo a fabricante.
Por dentro da nova picape
UOL Carros teve a chance de experimentar a picape em duas ocasiões: na última semana, conviveu por três dias e rodou 300 quilômetros a bordo da Oroch Dynamique 2.0 por vias e estradas da Grande São Paulo; nesta segunda-feira, percorreu outros 80 km com a configuração 1.6 entre a região da Barra, na cidade do Rio, e a reserva militar de Restinga da Marambaia.
Com o teste, ficou claro que a Oroch tem na dirigibilidade sua melhor característica.
É com este aspecto que a Renault espera conquistar clientes de outras marcas e segmentos: quem tem picapes pequenas, ou mesmo carros e SUVs compactos, vai se sentir em casa; quem migra de picapes médias encontrará um rodar mais simples e confortável, além de maior facilidade ao manobrar e estacionar.
Direção leve e suspensão sempre firme são típicas da composição monobloco, sem o sacolejar incômodo e típico das picapes montadas sobre chassis. Claro, perde-se a força das médias, mas essa não é a proposta -- no momento, a Renault sequer anunciou versão 4x4, algo que, conforme já dito, deve ficar para 2016.
A tocada é constante e mais uniforme, como encontrada na Saveiro, por exemplo. Esqueça a rispidez do motor 1.8 da Strada. A Oroch acaba sendo mais acertada até mesmo que o Duster, graças à revisão de marchas das duas transmissões manuais.
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