Topo

Siemens vai construir estrada para veículos elétricos na Suécia

Future Truck 2025: Mercedes deixa a energia de lado e investe em câminhões autônomos - Divulgação
Future Truck 2025: Mercedes deixa a energia de lado e investe em câminhões autônomos Imagem: Divulgação

Agência EFE

Em Frankfurt (Alemanha)

13/08/2015 14h09

A Siemens construirá a primeira estrada elétrica da Suécia, país que, com grandes incentivos da Volvo e da Scania, pretende que o setor do transporte fique livre dos combustíveis fósseis até 2030.

A empresa informou nesta quinta-feira (13) que se trata do primeiro projeto de demonstração na Europa e será realizado em colaboração com a Scania.

A companhia alemã explicou que será "instalado um sistema de cabos aéreos para caminhões híbridos" e que o contrato foi direcionado pela Administração de Transporte da Suécia ao condado de Gävleborg. O sistema de cabos eletrificará um trecho de dois quilômetros da estrada E16, ao norte de Estocolmo. Os resultados do teste estarão disponíveis dois anos depois do começo da fase de demonstração.

Mais eficiente

"A estrada elétrica é duas vezes mais eficiente que motores de combustão interna. Isto significa que não só se reduz à metade o gasto de energia, mas também se reduz a poluição", ressaltou o diretor de tecnologia da divisão de Mobilidade da Siemens, Roland Edel. "O híbrido é o primeiro passo rumo aos veículos totalmente elétricos, que desempenharão um papel cada vez mais importante no desenvolvimento do transporte de mercadorias sustentável", completa.

O núcleo do sistema é um pantógrafo -- sistema articulado de barras situado no teto dos veículos elétricos -- inteligente combinado a um sistema híbrido de propulsão. "Sensores permitem ao pantógrafo se conectar ao sistema de cabos e se desconectar automaticamente a velocidades de 90 km/h", afirma a Siemens.

Os caminhões equipados com este sistema utilizam a energia elétrica da linha aérea de contato, permitindo que circulem de maneira eficiente e com zero emissões diretas enquanto são conduzidos. Nas estradas suecas que não disponham desta infraestrutura, os veículos poderão usar o sistema híbrido.

Teste em região industrial

O projeto será realizado na rodovia E16 que conecta as regiões de Dalarna e Gävleborg -- locais industriais dominados pelas indústrias do aço, papel e mineração -- com o porto de Gävle.

Durante a fase de demonstração, serão usados dois veículos: caminhões híbridos fabricados pela Scania e adaptados para operar neste sistema. Na Califórnia, a Siemens trabalha com a Volvo em um projeto de demonstração similar de estrada elétrica, situada nas proximidades dos portos de Los Angeles e Long Beach.