Volvo "refaz" interior do XC90 para acomodar cadeira infantil especial

A fabricante Volvo Cars, criadora do cinto de segurança de três pontos (1959) e do primeiro assento infantil voltado para trás (1964), apresentou mais uma solução que pode alterar os parâmetros de segurança e conforto a bordo do carro, pelo menos em modelos de luxo. O time de design da marca sueca (que é controlada pela chinesa Geely) modificou totalmente o interior do novo XC90 para colocar um novo modelo de cadeirinha infantil. Por ora, é só conceitual.
Chamado de "Excellence Child Seat and Lounge Console Concept" (conceito de assento infantil e console central de excelência, em português), a peça substitui todo o banco dianteiro do passageiro por um bagageiro (para guardar fraldas, mamadeiras aquecidas, bolsas e outros acessórios de cuidado de bebês e crianças), que serve de base para um assento infantil de alta qualidade, com maior proteção para a criança e que pode ser girado.
Segundo Tisha Johnson, chefe de design interior da Volvo, o assento mantém a criança voltada contra o para-brisa, posição mais segura até os quatro anos de idade. Já a função de rotação da base permite o contato visual com um adulto na posição do motorista ou sentado no banco traseiro.
Em carros normais, cadeirinhas e assentos elevatórios precisam ser presos (ou "ancorados") aos cintos de segurança ou a ganchos especiais, que geralmente estão presentes apenas nos bancos traseiros. Quando posicionadas no banco dianteiro, as cadeirinhas precisam ser fixadas contra o para-brisa e é preciso lembrar de desligar o airbag do condutor, se o carro for equipado com o item de proteção. No Brasil, há o agravante da falta de padrão das cadeirinhas existentes no mercado.
"Ser capaz de manter contato visual com a criança do banco traseiro, bem como manter uma mamadeira nos porta-copos aquecidos do XC90 Excellence é uma maneira de fazer a vida dos pais mais fácil em viagens com crianças pequenas", afirma Johnson.
Segurança de ponta, preço de ponta
Se mudar totalmente a configuração interna de um carro parece exagero, é preciso apontar que o protótipo de cadeirinha está considerando o modelo topo da linha da Volvo. Projeto mais recente da marca, o novo XC90 será o primeiro modelo da marca a andar sozinho, a partir de 2017.
Quando carros autônomos estiverem difundidos, o motorista não precisará estar olhando para frente, rumo à estrada. Assim, mudar a posição de bancos será uma possibilidade real e bastante procurada. "Essa alternativa (de manter contato visual entre ocupantes) terá cada vez mais importância conforme adotarmos carros autônomos", completou Johnson.
Além disso, será uma solução para modelos luxuosos em suas versões de topo de gama.
Ainda sem poder andar sozinho, nem contar com o assento infantil rotativo, o novo XC90 vai estrear no Brasil no começo de agosto com preços de R$ 319 mil (versão Momentum, inicial) e R$ 363 mil (versão Inscription, de topo). Antes, no final de julho, os compradores da série especial limitada 1st Edition, de lançamento (os carros foram vendidos em agosto de 2014 a R$ 395 mil), receberão suas unidades com equipamentos especiais.
UOL Carros trará mais informações e suas impressões sobre o SUV em breve.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.